terça-feira, 18 de abril de 2023

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA HOMENAGEIA EXÉRCITO BRASILEIRO

Os 375 anos do Exército Brasileiro foram celebrados nesta segunda-feira (17/04), pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), durante sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), requerente da homenagem, destacou a importância do exércitos desde a Idade Antiga e lembrou que as estratégias militares foram determinantes para o declínio ou a continuidade de civilizações.
O parlamentar informou também que a formação do primeiro exército organizado do mundo é atribuída aos povos assírios.

Ele ressaltou ainda a atuação das Forças Armadas brasileiras ao longo do século XIX contra as revoltas provinciais e destacou a contribuição durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Força Expedicionária Brasileira contribuiu para a tomada da Itália fascista pelos Aliados.
Sobre a presença e a atuação do Exército no Ceará, ele lembrou que, em Fortaleza, a sede da 10ª Região Militar leva o nome de Martins Soares Moreno, homenagem justa ao primeiro capitão-mor do Ceará, inscrito no livro dos heróis da pátria.

O marechal cearense Humberto de Alencar Castelo Branco comandou a 10ª Região Militar entre 1952 e 1954. “Cito esses dois grandes exemplos do Exército alencarino”, pontuou o deputado.
"Temos a convicção de que vossa atuação deve sempre brilhar, com patriotismo, dever, lealdade, probidade e coragem para manter erguido o bem-estar social e a defesa intransigente do desenvolvimento nacional", enfatizou o parlamentar.
O general de divisão da 10ª Região Militar, Cristiano Pinto Sampaio, foi um dos homenageados.

Também foram homenageados durante a sessão solene o primeiro-sargento do Tiro de Guerra de Camocim, Paolo Guimarães de Oliveira, e o chefe da assessoria parlamentar do Exército, coronel Luiz José Silveira Benício.

Estiveram presentes à sessão solene o ex-comandante da 10ª Região Militar, Júlio Limaverde Campos de Oliveira; o coordenador da Comunicação Integrada da 10ª Região Militar, Danilo Alencar; a prefeita de Camocim, Elizabete Magalhães, e a ex-prefeita de Camocim Mônica Aguiar. Com informações da @assembleiace

Por Tadeu Nogueira