segunda-feira, 3 de abril de 2023

MORADORES DE BARROQUINHA, CHAVAL, MARTINÓPOLE E SENADOR SÁ PODEM PEDIR ANTENA DIGITAL GRATUITA

Com a ampliação das redes de telefonia 5G no Brasil, usuários de antenas parabólicas precisam se atentar ao desligamento do sinal analógico de televisão. 

A tecnologia está sendo gradualmente substituída pela versão digital, e equipamentos antigos devem parar de funcionar em breve.

Moradores de Barroquinha, Chaval, Martinópole e Senador Sá já podem podem solicitar gratuitamente a troca da antena. 

Para ter direito à antena de TV digital gratuita, é necessário ter cadastro em algum programa social do Governo Federal, pelo CadÚnico, e já ser usuário de parabólica.

O processo é feito pelo site da Siga Antenado , disponível neste link, ou pelo telefone 0800 729 2404. Em ambos os casos, o usuário estar com o número do CPF ou do NIS em mãos para saber se tem direito à substituição gratuita.

Parabólicas deixarão de funcionar devido ao 5G

Embora ainda não exista um prazo definido para a desativação total das parabólicas antigas, o recomendado é fazer a substituição o quanto antes. Mesmo antes do desligamento total do sistema analógico, problemas de sinal podem aparecer nos televisores que não realizarem a troca.

Isso acontece porque o sinal de internet 5G, usado principalmente nos celulares mais modernos, usa as mesmas frequências das antenas analógicas. Deste modo, ainda que o sinal da parabólica siga ativo, podem ocorrer interferências e quedas de sinal na televisão de quem não realizar a troca.

O sinal digital, por si, traz outras vantagens. A qualidade de imagem e som aumenta, e o sinal tem maior cobertura. Não é necessário pagar nenhuma taxa para usar a TV digital aberta, da mesma forma que acontece atualmente com o sinal analógico. Antenas digitais grátis estão disponíveis em mais de 50 cidades cearenses

Por Tadeu Nogueira