sexta-feira, 5 de maio de 2023

COVID: OMS DECRETA FIM DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE GLOBAL

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta sexta-feira (050, que está encerrada a emergência declarada para a Covid-19 há mais de três anos, um marco no surgimento intermitente de uma pandemia que matou milhões de pessoas em todo o mundo e mudou a vida cotidiana em condições antes inimagináveis.

— Com grande esperança, declaro a Covid-19 encerrada como uma emergência de saúde global — disse o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Muitos países já encerraram seus estados de emergência por Covid e se afastaram de quase todas as restrições de saúde pública implementadas para controlar o vírus. Os Estados Unidos suspenderão sua emergência da Covid em 11 de maio. O vírus continuará a ter status de pandemia de acordo com a OMS, assim como o HIV.

Mas o levantamento da designação da OMS – oficialmente chamada de “emergência de saúde pública de interesse internacional” – é um momento significativo na evolução do relacionamento humano com o novo coronavírus. Fonte: O Globo 

Por Tadeu Nogueira