terça-feira, 23 de maio de 2023

GLAUCOMA: DESINFORMAÇÃO E NEGLIGENCIAMENTO SÃO OS MAIORES INIMIGOS

Por Roberto Pedrosa Galvão Filho* 

O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Pesquisas indicam que entre 1 e 2% da população mundial convive com a doença – e, até 2040, serão mais de 111,8 milhões de pessoas. 

Somente no Brasil, são mais de 2,5 milhões de cidadãos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). Esse problema ocular não tem cura, mas pode ser evitado, poupando um grande número de indivíduos dos danos provocados por um mal silencioso.

Qual é, então, o X da questão? Para início de conversa, a falta de informação de qualidade, baseada em evidências científicas. 

Um estudo conduzido por pesquisadores ligados à SBG, com 1.636 indivíduos, constatou: 90% desconheciam que já apresentavam traços da doença. 

Outro ponto: em vez de confiar em qualquer conteúdo oferecido pelos sites de busca na internet, certifique-se de se informar em páginas confiáveis de conteúdo sobre saúde. Um segundo fator está relacionado à falta de periodicidade na visita ao oftalmologista. O Brasil tem uma das maiores redes de atendimento público de saúde, o SUS. 

Nos últimos quatro anos, o sistema foi sucateado, mas, mesmo assim, ainda é possível fazer pelo menos uma consulta gratuita com oftalmologista por ano. Esse cuidado, porém, acaba sendo negligenciado. E sem o tradicional “exame de vista”, fica mais difícil detectar os primeiros sinais do glaucoma. Cabe lembrar que até bebês devem ser avaliados, com o teste do olhinho.

Muitas vezes, quando os pacientes chegam ao consultório, a doença já se instalou e provocou lesões no nervo óptico que não podem ser revertidas. O comprometimento da visão abre caminho a outros problemas de saúde. Considerando que o glaucoma atinge mais os indivíduos acima de 40 anos, pode-se pensar, por exemplo, no quanto está relacionado a tombos. No Brasil, as quedas são a terceira maior causa de mortalidade de pessoas com mais de 65 anos.

Roberto Pedrosa Galvão Filho é oftalmologista e presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) (Artigo publicado na edição de 19 de maio de 2023 da Veja) 

Lá vou eu: Em Camocim, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em caso de algum indício de problema ocular, a pessoa deve procurar a unidade de saúde do seu bairro. De lá poderá sair um encaminhamento para uma consulta na Clínica de Olhos de Camocim ou Policlínica.