sábado, 6 de maio de 2023

UMA RUA, DOIS GENERAIS...

Por Carlos Augusto P. dos Santos*

Há algum tempo me referi ao erro de nomenclatura da Rua General Tibúrcio em Camocim. 

Explicando o caso: a referida rua, desde 1930 chamava-se Rua General Tibúrcio, uma homenagem ao general Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa, nascido em 11 de agosto de 1837 em Viçosa do Ceará, combatente na Guerra do Paraguai e falecido em Fortaleza, em 28 de março de 1885.

No entanto, por volta de 2010, a administração municipal trocou as antigas placas por novas, mas trocou também o nome de algumas ruas e atualizou outras.

No caso da Rua General Tibúrcio, transformou-se em Rua General Tibúrcio Cavalcante, também cearense, nascido em Morada Nova-CE, como Manuel Tibúrcio Cavalcante, em 24 de dezembro de 1882, quando a Guerra do Paraguai já havia terminado há 12 anos. 

Como militar, participou ativamente como Engenheiro-Ajudante da construção das linhas telegráficas de Mato Grosso, sendo chefiado pelo famoso Marechal Rondon.

Identificado o erro de nomenclatura levei o caso à Câmara Municipal de Camocim. Os vereadores votaram a retificação, contudo, o "Tibúrcio Cavalcante" continua incólume nas placas até hoje, repetido nas correspondências e, no caso, tomando o lugar do outro.

*Professor, Historiador, Escritor e Editor do Blog Camocim Pote de Histórias