sábado, 26 de agosto de 2023

ENDOMETRIOSE: O DESAFIO DE CONTINUAR SE EXERCITANDO APÓS DIAGNÓSTICO

A médica Sharon Dixon, clínica geral e pesquisadora da Universidade de Oxford, diz que você pode traçar paralelos entre endometriose e mulheres que sofrem com dores menstruais.

"Olhando para a dor menstrual, o exercício parece ajudar e isso inclui exercícios de baixa intensidade, como ioga ou pilates", diz a médica.

“Sabemos de pessoas que vivem com outras condições de dor que o exercício pode ser realmente útil para reduzir a intensidade”.

Para Stef, num dia em que ela está com dor, um simples passeio é um bom ponto de partida.

“As caminhadas são uma tendência agora, mas há sete anos eu me sentia como uma avó de 90 anos fazendo caminhadas”, diz ela. “Mas é incrível para o meu corpo. Nos dias em que me sinto exausta, uma caminhada de 10 minutos é suficiente.”

Stef também descobriu formas de exercício que considera mais suaves, como pilates e ioga.

“Você não pode levantar pesos após a operação por cerca de seis a oito semanas, mas o pilates ainda fortalece seus músculos.”

Apesar de seu diagnóstico, Stef conseguiu continuar fazendo treinamento de impacto e força. E seu conselho para as mulheres com endometriose e queiram fazer esse tipo de exercício é ter paciência.

“Pode ser muito frustrante, mas você chegará lá, só precisa encontrar seu fluxo”, diz ela. “Sim, há dias difíceis, mas também dias melhores". 

Leia mais em BBC Brasil  https://n9.cl/8mes3