sexta-feira, 18 de agosto de 2023

PROCURADORIA DA MULHER DE CAMOCIM SERÁ INAUGURADA NESTE SÁBADO

Em Camocim, uma das atividades marcantes do Agosto Lilás será a inauguração da sede da Procuradoria Especial da Mulher. 
 
O espaço, dedicado a atender as mulheres vítimas de violência, situado à Rua Joaquim Távora, 1569, centro, próximo ao Stop X), será inaugurado neste sábado (19), a partir das 10:00h. 

O evento contará com a participação da Procuradora Especial da Mulher no Estado do Ceará, deputada estadual Lia Gomes. A presença do Repentista Tião Simpatia, autor da "Lei Maria da Penha" em cordel, também está confirmada.

A Procuradoria Municipal da Mulher (PEM) foi criada há dois anos e funciona atualmente em uma sala, na Câmara de Vereadores.

Ela é signatária de uma Lei Estadual de 2012, criada pela Assembleia Legislativa do Ceará.

Atualmente a PEM é presidida pela vereadora Maria Iracilda Rodrigues (PDT). A vice-presidente é a vereadora Lucia Freitas (PDT).

Iracilda Rodrigues explicou que a sede própria da PEM fará com que as mulheres se sintam seguras e acolhidas, em busca de solução para os seus problemas.

Acrescentou que o espaço contará com uma equipe multidisciplinar, que inclui advogados e profissionais de saúde.

‘Para efetividade dos trabalhos, contamos com o apoio da prefeitura, que nos cederá os profissionais que já atendem na rede pública’, acrescentou.

Em relação às estatísticas de violência contra a mulher, Iracilda afirmou que o Ceará deixou de liderar em feminicídios, mas se mantém tristemente à frente no que diz respeito à violência contra a mulher.

Quanto a Camocim, ela disse que em relação a outros municípios do Estado, os casos são relativamente baixos.

"Acredito que, com a inauguração da sede da PEM, possamos chegar a números mais próximos da realidade", argumentou, acrescentando que a maioria das vítimas não denuncia por insegurança.

"Infelizmente ainda não temos em Camocim uma Delegacia Especializada da Mulher, o que ajudaria muito", pontuou. Com informações de Oxente Notícias 

Por Tadeu Nogueira