quarta-feira, 13 de setembro de 2023

INSTALAÇÃO DE TORRE DA BRISANET É MOTIVO DE DENÚNCIA EM CAMOCIM

A instalação de uma torre da Brisanet tem sido motivo de denúncia de alguns moradores da Rua Perimetral, em Camocim. 

Segundo Edemir Pereira, que mora ao lado da obra, a torre começou a ser instalada em junho deste ano sem nenhum tipo de licenciamento, no quintal de uma residência. 

"Toda e qualquer obra é sempre acompanhada de alguma licença, seja ambiental ou do órgão de engenharia. Essa nunca apresentou nada. Além disso, Torres desse tipo apresentam níveis de radiação. Nada se sabe também sobre isso por parte da empresa. O que queremos são explicações. E nem isso temos", disse Edemir, que protocolou em junho, logo no início da obra, a denúncia ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em Camocim, acompanhada de um abaixo-assinado. 

Até a presente data, segundo ele, nenhuma resposta foi dada. 

Segundo levantamento do blog, em 23 de junho, o Promotor Rodrigo Calzavara oficiou o Corpo de Bombeiros e a Autarquia Municipal de Meio Ambiente para que verificassem a existência das licenças da obra. Não havendo, o responsável deveria ser notificado sobre eventuais irregularidades, ocorrendo o embargo se necessário. 

Ao blog a Autarquia de Municipal de Meio Ambiente disse que não foi constatado nada de anormal à época, mas que uma equipe iria novamente até o local para tomar as providências necessárias diante dos novos relatos. 

Sobre o Corpo de Bombeiros, Edemir Pereira disse que foi aconselhado pelo órgão a se manifestar via Ouvidoria, o que já foi feito. 

Estamos tentando contato com a Brisanet e com o MPCE. A Brisanet atua como provedora de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel. 

Por Tadeu Nogueira