terça-feira, 7 de novembro de 2023

EVENTO DA UNALE REUNIRÁ DEPUTADOS ESTADUAIS DE TODO O PAÍS EM FORTALEZA

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro será realizada a 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). 

O evento ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e terá como tema “As prerrogativas do Parlamento estadual”.

A conferência reunirá deputados estaduais de todas as Unidades da Federação para debates e trocas de conhecimentos e experiências de cada Legislativo, a fim de promover o aperfeiçoamento das casas parlamentares.

o deputado estadual Sergio Aguiar (PDT), secretário da Unale no Ceará e presidente da comissão organizadora da 26ª Conferência, explicou a importância do momento.

"Nossa situação (dos deputados estaduais) é complicada, estamos no meio da sanfona. O vereador legisla tudo da porta de casa pra fora ou até mesmo de dentro de casa. O congressista tem imensidão de áreas para fazer sua legislação. Já o deputado estadual fica nesse meio", argumentou, destacando a tentativa de debate para garantir maior atuação nas Assembleias.

Sérgio Aguiar enfatizou que outros temas serão debatidos na conferência da Unale, tais como Meio Ambiente e Educação, destacando a presença de ministros do Governo Federal.

"Temas que estão muito em voga, como as mudanças climáticas, meio ambiente e outras fontes de energia sustentáveis. A ministra Marina (Silva) vai estar participando, a ministra da Ciência e Teconologia (Luciana Santos) também vai estar conosco. E também vamos ter temas voltados para as escolas, o ministro Camilo Santana (Educação) vai estar presente", disse.

"Um tema ao qual nós parlamentares estaduais somos afeitos é o da segurança nas escolas. Estamos trazendo pessoas nessa área que é uma na qual nós podemos legislar. Podemos tirar daí uma grande ideia que o Ceará ainda não tenha para que possamos discutir", acrescentou.

Entre os palestrantes confirmados na 26ª Conferência da Unale estão a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana e o senador cearense Cid Gomes.

A Conferência conta ainda com eventos simultâneos de 14 entidades legislativas e um evento internacional exclusivo sobre paradiplomacia. Segundo Sérgio Aguiar, participarão da conferência representantes de legislativos de outros 30 países.

Com informações do Jornal O Povo