Foto histórica mostra o Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães beijando a mão do Papa João Paulo II. Ao lado registramos a presença de Dom Aloísio Lorscheider.
Foto: Acervo de Francisco Olivar (Vavá)
A Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes, em Camocim, completou 106 anos de existência em novembro de 2023.
O Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães foi protagonista dessa história por mais de 40 anos.
Após quase 41 anos de sua morte, ocorrida em 13 de dezembro de 1982, aos 72 anos de idade, sua lembrança segue bem viva entre muitos paroquianos.
Seus restos mortais se encontram sepultados no referido templo católico. Monsenhor Inácio era conhecido por sua rigorosidade nos rituais da igreja e sua sabedoria como professor.
Natural de Granja, nascido em 31 de julho de 1910, era filho de José Silvestre Magalhães e Etelvina Nogueira Magalhães.
Ordenado padre aos 23 anos de idade, chegou em Camocim para sua missão pastoral em 1940, depois de exercer o sacerdócio no município de Ubajara.
Trinta anos depois, a Câmara Municipal, por meio do Vereador Joaquim Pereira de Brito, concedeu-lhe o Título de Cidadão Camocinense, mais precisamente no dia 19 de maio de 1970. A entrega foi bastante prestigiada. Ela ocorreu em 20 de março de 1971.
A comenda foi vista pela comunidade, à época, como uma das mais merecidas, sobretudo por sua dedicação e apego aos mais necessitados.
Por Tadeu Nogueira (Com informações Blog Camocim Pote de Histórias, do Historiador Carlos Augusto P. dos Santos)