A população de Granja vivencia um dos períodos mais violentos dos últimos anos, sobretudo pela forma como estão sendo praticados os crimes.
Em menos de 20 dias, zona urbana e rural registraram bárbaros assassinatos.
No início da noite de 31 de outubro, o Advogado Haroldo Ximenes Júnior, Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, foi executado com vários tiros ao lado de sua residência, no centro da cidade.
O crime, repercutido nacionalmente, com presença maciça da cúpula da Segurança Pública na cidade, e que segue sem solução, ocorreu a menos de 200 metros da Base do BPRaio.
Exatos 15 dias depois, na manhã desta quarta-feira (15), na localidade de Barra do Sairi, os corpos dos idosos Moisés Ponte (à direita) e Raimundo Batista (à esquerda) foram encontrados crivados de balas.
Amigos de longas datas, tudo leva a crer que os agricultores foram assassinados durante a madrugada, na casa de Moisés. Dessa vez não houve presença ou declaração de nenhuma autoridade da área de segurança, nem hélices pairando sobre a Macaboqueira.
Sobre a motivação, está sendo levantada a hipótese preliminar de Latrocínio, quando o meio é matar e o fim é roubar. A forma foi cruel, assim como vem sendo cruel a rotina de medo e impotência de quem mora em Granja e Região.
Por Tadeu Nogueira