quarta-feira, 1 de novembro de 2023

POR DECISÃO DA JUSTIÇA, CÂMARA DE BARROQUINHA CONFIRMA: ADEMAR INELEGÍVEL ATÉ 2031

Em Sessão Legislativa realizada na manhã desta quarta-feira (1º), a Câmara de Barroquinha manteve o parecer do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), que desaprovou as contas de governo do ex-prefeito Ademar Veras, referentes a 2018. 

Foram 6 votos contra o parecer, por parte da oposição. A situação teve 4 votos a favor. Para se livrar de mais uma condenação, Ademar precisava de 2/3 dos votos, algo que ele não tem no legislativo. 

O julgamento foi presidido, por determinação da Justiça, pelo Vice-Presidente, Vereador Valdécio Rocha, após o Presidente, Vereador Jodeal Alcântara, ter sido afastado pela Juiz de Chaval, que entendeu o não cumprimento dos trâmites legais por parte de Jodeal. 

Sobre as Contas Desaprovadas 

Entre as graves falhas apontadas pelo TCE no parecer, consta que Ademar Pinto Veras não repassou integralmente ao INSS os valores consignados das folhas de pagamento dos seus servidores, fato este criminalmente tipificado como crime de apropriação indébita previdenciária, segundo o Artigo 168-A do Código Penal. O ato, ilegal, prejudicou centenas de funcionários. 

No último dia 31 de março de 2023, o Presidente Jodeal Alcântara tentou uma manobra para anular o julgamento durante a sessão. Na ocasião, em protesto, os vereadores de situação se retirarem do recinto da Câmara Municipal. 

Após ficar provada a tentativa de fraude, o Presidente Jodeal foi notificado e substituído. Um novo julgamento foi então convocado. 

Por Tadeu Nogueira