quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

CAMOCIM JÁ FEZ PARTE DA ROTA AÉREA RIO-BELÉM, DA PANAIR

Por Carlos Augusto P. dos Santos*

A história da aviação cearense passa por Camocim, notadamente pela presença das companhias aéreas e pelo fato da cidade ter sido, por longo tempo, um ponto de abastecimento de aeronaves que voavam rumo à Europa. 

Nesta perspectiva, a PANAIR do Brasil criou um padrão de instalações para melhor receber os hidroaviões e passageiros, inspirados no padrão de construção tipicamente americanos, preferencialmente localizados próximos de cais, rio ou mar. 

As instalações da PANAIR em Camocim, erguidas em 1931, seguia esse modelo: porto, rio Coreaú, base econômica em expansão por ferrovia, exportação, demanda de passageiros para transporte aéreo, etc.

A foto ao lado foi enviada pelo leitor Raimundo Wilson, cujo pai, Duarte Moraes, foi funcionário da PANAIR em 1937. A base em Camocim ficava na Praia dos Coqueiros. 

Camocim fazia parte da rota Rio de Janeiro / Belém. Eram com voos regulares. A pretensão era expandir as rotas, mas com a segunda guerra iniciada em 1939, a criação de uma base americana em Amapá mudou os planos da Companhia.

*Professor, Historiador, Escritor e Editor do Blog Camocim Pote de Histórias