O Farol do Trapiá será removido no dia 20 de janeiro, entre 10h e 12h, segundo nota oficial da instituição.
Ainda segundo o comunicado, o trabalho de remoção contará com a participação de Equipe Especializada do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, Organização Militar da MB, sediada no Rio de Janeiro, habilitada a operar com a utilização de material a ser empregado na demolição controlada do Farol.
Antes, no dia 16 de janeiro, às 15 horas, o Agente da Capitania dos Portos em Camocim promoverá reunião com representantes das instituições locais, de forma a ampliar a divulgação e a detalhar o planejamento para as medidas de segurança a serem adotadas.
Participarão da reunião os seguintes órgãos: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Autarquia Municipal do Meio Ambiente, Colônia dos Pescadores e Representante de Escola de Kitesurf.
Após a execução, com a finalidade de avaliar a segurança do local, a área do Farol será inspecionada pelos militares do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais. É importante destacar que a ação conta com o apoio da Prefeitura local e com a Anuência, na seara ambiental, da Autarquia Municipal do Meio Ambiente, não havendo risco para os moradores e comunidade pesqueira.
Para que não haja prejuízo à Segurança da Navegação, a MB já instalou um Farol temporário, até a construção de um novo farol no local.
Por Tadeu Nogueira
Foto: Afrânio Bruno