terça-feira, 16 de janeiro de 2024

PESQUISADOR DE CAMOCIM PARTICIPA DO ENCONTRO DE PROFETAS DA CHUVA


A expectativa para a quadra chuvosa de 2024 é que seja dentro da média, seguindo a linha dos indicativos da natureza. 

Essas análises foram apresentadas no sábado (13), durante o 28º Encontro de Profetas da Chuva, que acontece tradicionalmente na cidade de Quixadá, localizada no Sertão Central.

Os 30 profetas participantes indicam no prognóstico que as chuvas sejam dentro da média, começando no fim de fevereiro. 

Há uma divergência de opiniões sobre a possibilidade de uma boa quadra chuvosa e estiagem ao longo do ano. A maioria, entretanto, acredita o ano será de chuva, mesmo de maneira irregular.

Sendo assim, divergindo dos indicativos de seca repassados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o prognóstico é mais positivo. A Funceme alertou para presença do El Niño, fenômeno natural que aquece as águas do Oceano Pacífico e poderá influenciar negativamente nas chuvas do Ceará.

Os profetas são, na maioria, do Sertão Central. Na região, há a tradição de observar a natureza para prever o tempo. Conforme os sábios, uma série de sinais baseados em elementos naturais são fornecidos ao longo do ano, como a altura dos terrenos onde as formigas e cupins constroem ninhos, ou a posição das estrelas e nuvens em datas específicas.

Há um processo definido para realizar a análise, que não acontece aleatoriamente. A tradição é repassada por gerações, apenas pela oratória e com aperfeiçoamentos com o passar dos anos.

Essas estimativas dos profetas da chuva, de toda forma, há chances de serem consideradas complementares ao processo analítico realizado pela Funceme, chamado de ciências exatas. Em relação à Fundação Cearense, o prognóstico será divulgado na próxima sexta-feira (19).

Por Tadeu Nogueira (Com informações do Site Opinião)