No último dia 30 de maio, docentes do curso de Engenharia de Pesca da UVA – Camocim, Dr. Emanuel Airton e Dra. Luiza Prestes, juntamente com a Professora Dra. Daiani Kochhann, dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da UVA – Sobral, realizaram uma série de análises físico-químicas no Lago Seco, em Camocim, para avaliar a qualidade da água.
Os parâmetros analisados foram pH, oxigênio dissolvido, amônia, nitrito, ferro biologicamente ativo, salinidade, transparência, alcalinidade, dureza, entre outros.
A atividade faz parte do projeto “Caracterização Limnológica e Sazonal do Laco Seco de Camocim", coordenado pelo Prof. Emanuel, com participação da bolsista Maria Letícia, do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, e de outros bolsistas da Engenharia de Pesca.
Essas ações são importantes para ampliar o conhecimento sobre o manejo de qualidade hídrica, avaliar os impactos antrópicos, bem como apoiar políticas de preservação e promover o uso sustentável dos recursos hídricos de Camocim.
O Lago Seco, importante balneário local e ponto turístico, foi o foco nesse momento, mas a Engenharia de Pesca da UVA de Camocim pretende estudar os demais ecossistemas aquáticos da região, fortalecendo o desenvolvimento científico e regional.
Por Tadeu Nogueira (com informações da UVA Camocim)