A cidade de Camocim viveu dias de intensa celebração em homenagem aos 105 anos de fundação da Augusta e Respeitável, Benemérita, Benfeitora e Centenária Loja Simbólica Deus e Camocim nº 1, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará.
As comemorações culminaram em três eventos marcantes: uma Sessão Solene na Câmara Municipal, realizada em 1º de agosto, a inauguração do monumento "Construindo o Homem" e a Sessão Magna Pública festiva, com ambos eventos realizados na noite de sábado, 2 de agosto.
A Câmara Municipal de Camocim abriu suas portas para uma Sessão Solene que reverenciou a trajetória de mais de um século da Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1. A cerimônia reuniu importantes autoridades locais e membros da instituição, celebrando a dedicação da Loja Maçônica aos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e seu ininterrupto serviço à comunidade camocinense.
A mesa de honra foi composta por figuras proeminentes como o presidente da Câmara Municipal, Emanoel Vieira, o Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Senhor André Luiz Barbosa Nunes; o Venerável Mestre da Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1, Senhor Fabiano Fontinele de Melo; o Past Eminente Grão Mestre, Senhor Valter Batista de Sousa; o Grande Primeiro Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Senhor Luiz Ronaldo Pereira Ribeiro; Delegado Especial do Grão Mestre, Senhor José Glaucio de Lima; Grande Orador da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Senhor José Gildo Soares de Lima; Agente da Capitania dos Portos de Camocim, Capitão Tenente (AA) Luciano da Costa Pampillo e o Vereador da cidade de Sobral, Senhor Alan Veras.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e o discurso de abertura do presidente da Câmara, a Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1 foi agraciada com um Diploma ao Mérito, em reconhecimento aos seus inestimáveis serviços prestados à cidade. Em um gesto de recíproca homenagem, a Loja Maçônica homenageou o presidente Emanoel Vieira e os demais vereadores pelos seus relevantes serviços à comunidade.
A solenidade também reservou um momento especial para homenagear maçons membros da Loja que, ao longo dos anos, ocuparam cargos eletivos e deixaram marcas significativas na história do município. Foram lembrados e homenageados: Antonio Manoel Fontenele Veras (ex-prefeito), José Maria de Lima (ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-vice-prefeito) José Olavo Melo Tahim (ex-vice-prefeito), Antonio Manoel Fontenele Veras Filho (ex-vereador e ex-presidente da Câmara), Antonio Diego Brito Veras Coelho (ex-vereador) e José Ferreira Lopes (ex-vereador).
O reconhecimento selou o importante papel da Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1 no desenvolvimento político e social da cidade.
No sábado, 2 de agosto, as celebrações continuaram com a inauguração do imponente monumento "Construindo o Homem".
A obra de arte, erguida em um local de destaque na Rua 24 de Maio, em frente ao Fórum, presta homenagem à força, à resiliência e ao trabalho árduo que moldam a história da comunidade camocinense.
O evento contou com a presença de membros de várias Lojas Maçônicas, autoridades e munícipes, que se reuniram para testemunhar o descerramento da escultura. O Mestre de Cerimônias, Dauthosmalen Zeferino Camelo, conduziu a solenidade, enfatizando o profundo significado da obra, que compara o trabalho em pedra ao constante esforço humano por aprimoramento.
O Venerável Mestre da Loja, Fabiano Fontinele de Melo, destacou em seu discurso a relevância do monumento como um símbolo de superação e a capacidade de criação inerente ao ser humano. O Sereníssimo Grão-Mestre João Carlos de Oliveira Uchoa também enalteceu a obra, ressaltando que ela representa a habilidade humana de transformar o bruto em belo e construir um futuro promissor.
O momento mais aguardado da noite foi o descerramento do monumento. Sob uma atmosfera de grande emoção, embalada pelos acordes da Banda Lira, o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Senhor João Carlos de Oliveira Uchoa, o Grão-Mestre de Honra Senhor Narciso Dorta Ernandes Filho, o Venerável Mestre Senhor Fabiano Fontinele de Melo e o Delegado Especial do Grão Mestre, Senhor José Glaucio de Lima, realizaram a revelação da escultura. A obra "Construindo o Homem" foi recebida com calorosos aplausos e registros fotográficos, tornando-se um novo marco para a Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1 e para a cidade de Camocim.
As celebrações do centenário e cinco anos da Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1 tiveram ainda um terceiro ato, marcado por uma solene cerimônia, ainda na noite de 2 de agosto no Sun City Resort. O evento, que transbordou história e tradição, honrou o passado glorioso da instituição e reafirmou seu compromisso com o futuro. Presidida pelo Venerável Mestre, Senhor Fabiano Fontinele de Melo, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e convidados, tais como as seguintes autoridades maçônicas e civis: Sereníssimo Grão-Mestre da Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará e Desembargador Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho, Senhor João Carlos de Oliveira Uchoa; Sereníssimo Grão-Mestre de Honra da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Sehor Narciso Dorta Ernandes Filho; Venerável Mestre da Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1, Senhor Fabiano Fontinele de Melo; Grão Mestre Honorário da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Senhor Olintho Franklin Gadelha; Excelentíssimo Sr. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Grande Segundo Vigilante da Grande Loja Maçônica, Senhor Paulo de Tarso Pires Nogueira; Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Senhor André Luiz Barbosa Nunes; Representando o Poder Legislativo Camocinense, convidamos a Vereadora Senhora Maria Iracilda Rodrigues; Past Eminente Grão Mestre, Senhor Valter Batista de Sousa; Grande Primeiro Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Senhor Luiz Ronaldo Pereira Ribeiro; Delegado Especial do Grão Mestre deste Distrito, Senhor José Glaucio de Lima; Grande Orador da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Senhor José Gildo Soares de Lima; Venerável Mestre da ARBBCLS Porangaba nº 2, Senhor José Diógenes Portela Alencar e o Venerável Mestre da ARBBLS Fortaleza nº 3, Senhor José Gerardo Duarte Filho.
Em suas palavras de boas-vindas, o Venerável Mestre Fabiano Fontinele de Melo expressou a alegria da Loja em celebrar essa data tão significativa, estendendo a todos um abraço fraterno. Em seguida, transferiu a condução dos trabalhos ao Sereníssimo Grão-Mestre João Carlos de Oliveira Uchoa, que declarou a sessão oficialmente aberta.
A solenidade foi marcada por momentos de grande simbolismo, incluindo a entrada solene do Pavilhão Nacional e a execução do Hino Nacional Brasileiro, além da execução do Hino da Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1, com letra do renomado escritor e poeta camocinense João Batista do Nascimento (JOAB). Uma invocação a Deus, conduzida pelo Irmão Luiz Ronaldo Pereira Ribeiro, Grande Primeiro Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, também integrou a cerimônia.
A celebração dos 105 anos de fundação da Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1, começou com uma série de homenagens a maçons e cunhadas, em reconhecimento à sua dedicação à Ordem e à comunidade. Os Veneráveis Mestres José Dyhowenes Monte da Silva e Francisco Zarur Guilherme Pereira receberam os títulos de Filiado Livre. Eles representam as Lojas ARLS Deus e Fraternidade Martinopolense nº 131 e Acácia e Fraternidade Granjense nº 104, respectivamente, o que reforçou os laços fraternais entre as instituições.
O título de Presidente de Honra do Grupo das Abelhas foi entregue às cunhadas: Maria Edith Carvalho Monteiro Dourado, Maria de Fátima Ximenes Lopes Ferreira, Sônia Magalhães Carneiro e Mônica Linhares de Oliveira, em reconhecimento à liderança delas em importantes trabalhos sociais da Loja.
O honroso Título de Mérito Maçônico foi conferido a maçons exemplares, com destaque para o Irmão Manoel Patrício Regadas, pelos seus 56 anos de dedicação à Maçonaria e à Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1. A homenagem também se estendeu aos Veneráveis Mestres José Diógenes Portela Alencar e José Gerardo Duarte Filho, cujas Lojas Porongaba nº 2 e Fortaleza nº 3, respectivamente, foram reconhecidas como "células maçônicas fundadoras" da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, juntamente com a Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1.
A Outorga do título de Venerável Mestre de Honra ad vitam, uma das mais altas honrarias da Loja, foi concedido a ex-Veneráveis Mestres que se destacaram por sua liderança e dedicação. Foram agraciados Antônio Rogério Dourado, José Ubiratan Pimentel Fernandes, Paulo Augusto Ferreira, José Glaucio de Lima e José Gildo Soares de Lima.
A Comenda Irmão João Baptista Gizzi, instituída em memória do fundador da Loja Maçônica Deus e Camocim nº 1 e primeiro Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, foi entregue ao Grão Mestre de Honra, Irmão Narciso Dorta Ernandes Filho, e à Augusta Respeitável Loja Simbólica Deus e Acaraú nº 5, em reconhecimento às suas relevantes contribuições à Maçonaria.
Em um dos momentos mais emocionantes da noite, o Sereníssimo Grão-Mestre João Carlos de Oliveira Uchoa entregou os paramentos de Grão-Mestre Honorário ao Irmão Olintho Franklin Gadelha acompanhado do seu respectivo diploma, em reconhecimento à sua excepcional dedicação e serviços prestados à Maçonaria e à sociedade.
A noite de celebração chegou ao fim com um momento especial: o lançamento do livro "Maçonaria em Cordel", escrito pelo poeta e maçom João Batista do Nascimento (JOAB). Em seguida, o Venerável Mestre Fabiano Fontinele de Melo e o Sereníssimo Grão-Mestre João Carlos de Oliveira Uchoa encerraram a sessão com discursos emocionados, agradecendo a presença de todos e celebrando os 105 anos da loja, além de destacar a importante contribuição dos homenageados.
A noite foi coroada com um jantar festivo no Sun City Resort, um evento que marcou a história da Augusta Respeitável, Benfeitora, Benemérita e Centenária Loja Simbólica Deus e Camocim nº 1 e da cidade de Camocim.
Com informações da Loja Deus e Camocim Nº1