Natural de Fortaleza, mas residindo em Camocim há mais de 10 anos, Alcinethy Loiola é uma das selecionadas do 3º Festival Internacional de Cinema Educação e Preservação.
Moradora da localidade de Grossos, Alcinethy é cineasta independente, roteirista e autora de diversas antologias literárias publicadas no Brasil e no exterior.
Dos 53 filmes selecionados do festival, cinco são do Ceará, sendo três de Camocim, todos de autoria de Alcinethy.
Gravados e editados com smartphone, os curtas-metragens abordam temas como a importância da língua de sinais para a inclusão de pessoas surdas no sistema educacional, a empatia como ferramenta de formação de caráter e o combate ao racismo nas escolas.
Mãe e agricultura, Alcinethy conta com a participação das filhas Ágata Yorrana, Hadassa Loiola e Alana Kethllen no elenco das produções, ambas alunas da Escola Municipal José Vicente Setúbal, responsável pela inscrição dos filmes no Festival.
O 3º Festival Internacional de Cinema Educação e Preservação acontece de 23 a 26 de setembro, em Curitiba (PR), e promove o diálogo por meio da difusão de filmes realizados por estudantes, proporcionando um espaço de encontro e colaboração entre professores, cineastas, alunos e toda a comunidade escolar interessada em audiovisual.
Por Tadeu Nogueira (com informações da PMC)