terça-feira, 5 de agosto de 2025

HISTÓRICO: PIAUÍ EXPORTA MEL PARA O JAPÃO PELA PRIMEIRA VEZ

O mel produzido no semiárido piauiense acaba de alcançar um novo patamar no cenário internacional. 

Pela primeira vez, uma carga do produto foi exportada para o Japão, resultado de uma articulação estratégica da Agência Investe Piauí, que vem trabalhando para ampliar a presença de produtos locais em mercados exigentes como o asiático, europeu e norte-americano.

A operação envolveu a exportação de 600 quilos de mel da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), que chegou a Tóquio em março deste ano. 

A comercialização está prevista para começar em agosto, em redes de cafeterias japonesas, um passo histórico para a agricultura familiar do estado.

O Piauí já se destaca nacionalmente como maior exportador de mel do Brasil, com mais de 90% da produção proveniente da agricultura familiar. 

Com a chegada ao Japão, a Comapi — que reúne 295 apicultores de oito municípios — amplia ainda mais sua presença internacional, somando agora o mercado japonês à sua carteira de exportações, que já inclui Estados Unidos, França, Alemanha, Itália e Reino Unido.

A expectativa, segundo Ricardo Carvalho, é de que novas exportações para outros países sejam firmadas nos próximos meses. 

A estratégia faz parte do programa Made In Piauí, que busca consolidar a identidade e o valor agregado dos produtos piauienses nos mercados globais.

Por Tadeu Nogueira (com SECOM/PI)