quarta-feira, 15 de outubro de 2025

PARALISAÇÃO DA ESTRADA DE BITUPITÁ EXPÕE DENÚNCIA DE ROSENO E OMISSÃO DE ROMEU

O distrito de Bitupitá vive dias de tensão após a paralisação das obras de recuperação da CE-187, rodovia que liga a sede de Barroquinha aos distritos de Araras e Bitupitá.  

A situação crítica já levou o Prefeito Jaime Veras a instaurar um procedimento de decretação de estado de emergência.

A intervenção, que vinha sendo realizada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado, foi suspensa após um ofício do Deputado Renato Roseno ser enviado ao Ministério Público em fevereiro, apontando questões ambientais. Desde então, pouco se avançou oficialmente para destravar o impasse.

Em meio ao agravamento da crise, o silêncio do deputado Romeu Arruda tem chamado atenção. 

Atual presidente da Assembleia Legislativa, ex-líder do governo Elmano e ex-superintendente da Semace, Romeu ainda não se pronunciou publicamente sobre a paralisia da SOP e nem sobre os impactos diretos na vida da população local.

Por outro lado, o deputado estadual Sérgio Aguiar esteve ontem reunido na SOP com o Prefeito Jaime Veras para tratar diretamente de soluções técnicas e jurídicas que viabilizem o andamento dos trabalhos com segurança ambiental e amparo legal. 

A movimentação foi bem recebida por lideranças locais, que veem na articulação de Sérgio um sinal de compromisso com a população da região.

A expectativa agora está na possível decretação de estado de emergência e na ação do Governo do Estado, mas até lá, o contraste entre quem se movimenta e quem permanece calado segue evidente.

Por Tadeu Nogueira