Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado (Alece) aprovaram, na quarta-feira (5), o projeto de lei que reconhece as barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, como patrimônio cultural do Ceará.
A proposição é de autoria do parlamentar Sérgio Aguiar (PSB), com coautoria de Guilherme Landim (PSB), Missias Dias (PT), Salmito (PSB) e Guilherme Sampaio (PT).
O texto também reconhece a atividade de barraqueiros na região da Praia do Futuro.
Na justificativa da proposta aprovada, Sérgio Aguiar defende que a iniciativa leva em conta três aspectos:
A relevância cultural das barracas da Praia do Futuro como espaço de lazer, de convivência e de manifestação da cultura cearense, incluindo a culinária típica e a promoção de eventos culturais; A integração com a comunidade e a autenticidade das barracas de praia e dos barraqueiros; A importância econômica e turística das barracas de praia, que movimentam a economia local, geram empregos e promovem a cultura cearense em âmbito nacional e internacional.
“Esse reconhecimento busca garantir a preservação desses espaços e promover a adoção de medidas públicas para sua valorização, bem como a inclusão dos barraqueiros na formulação de políticas que assegurem a sustentabilidade da atividade”, completou Sérgio Aguiar.
Agora, após aprovação do Plenário da Alece, o projeto ainda depende da sanção do governador Elmano de Freitas (PT) para se tornar lei.
Por Tadeu Nogueira (com DN)
