sexta-feira, 7 de novembro de 2025

PROJETO DE LEI DE SÉRGIO AGUIAR RECONHECE BARRACAS DA PRAIA DO FUTURO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO CE

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado (Alece) aprovaram, na quarta-feira (5), o projeto de lei que reconhece as barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, como patrimônio cultural do Ceará. 

A proposição é de autoria do parlamentar Sérgio Aguiar (PSB), com coautoria de Guilherme Landim (PSB), Missias Dias (PT), Salmito (PSB) e Guilherme Sampaio (PT).

O texto também reconhece a atividade de barraqueiros na região da Praia do Futuro. 

Na justificativa da proposta aprovada, Sérgio Aguiar defende que a iniciativa leva em conta três aspectos: 

A relevância cultural das barracas da Praia do Futuro como espaço de lazer, de convivência e de manifestação da cultura cearense, incluindo a culinária típica e a promoção de eventos culturais; A integração com a comunidade e a autenticidade das barracas de praia e dos barraqueiros; A importância econômica e turística das barracas de praia, que movimentam a economia local, geram empregos e promovem a cultura cearense em âmbito nacional e internacional.

“Esse reconhecimento busca garantir a preservação desses espaços e promover a adoção de medidas públicas para sua valorização, bem como a inclusão dos barraqueiros na formulação de políticas que assegurem a sustentabilidade da atividade”, completou Sérgio Aguiar. 

Agora, após aprovação do Plenário da Alece, o projeto ainda depende da sanção do governador Elmano de Freitas (PT) para se tornar lei.

Por Tadeu Nogueira (com DN)