quarta-feira, 8 de abril de 2026

EXAME DE SANGUE DETECTA CÂNCER DE MAMA EM ESTÁGIO INICIAL

Cientistas brasileiros desenvolveram um exame de sangue capaz de detectar sinais moleculares do câncer de mama em estágio inicial. Sim, isso é feito com uma simples coleta de sangue.

O nome dele é RosalindTest® e começou a ser aplicado depois de 10 anos de estudos, graças a uma parceria entre a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e a biotech brasileira LiqSci – que integra o hub de saúde e ciência do ecossistema brasileiro de deep tech Sthorm.

“Estudando o metabolismo da célula cancerosa, verificamos a possibilidade de detectar precocemente a alteração desse metabolismo através de biomarcadores”, disse Fernando Luiz Affonso Fonseca, cientista-chefe e cofundador da LiqSci, vice-reitor do Centro Universitário FMABC e coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da instituição.

Por enquanto, o teste está sendo aplicado em mutirões feitos por empresas particulares, seguindo as regras da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“Ainda não estamos ofertando o exame diretamente para o consumidor. Mas nossa missão é fazer com que ele seja incluído no SUS, para que toda a população tenha acesso”, diz Thiago Sakamoto, cofundador da LiqSci.

Por Tadeu Nogueira (com Só Notícia Boa)