A Câmara de Barroquinha aprovou de forma unânime, em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (26), Requerimento que pede ao Prefeito Jaime Veras (PSD) a criação, implantação e estruturação de uma trilha ecológica e religiosa, denominada “Caminho de Santa Adelaide – Trilha Ecológica e Religiosa de Bitupitá”, interligando o distrito de Bitupitá ao túmulo de Adelaide Elias Tahim, localizado no Cemitério de Santa Adelaide, no Pontal das Almas.
A propositura tem como autor o Vereador David Júnior (PT), da bancada da oposição, que solicitou e contou com o apoio dos colegas da situação.
Em sua fala, o Vereador situacionista Júnior Magalhães (PSD) considerou louvável o pleito de David, reforçando assim o voto favorável de sua bancada.
Sobre Santa Adelaide
Adelaide Elias Tahim, também conhecida por Milaide, nasceu no dia 01 de julho de 1882 em Belém, na Palestina.
Casou-se com Demétrio Elias Tahim, também natural da Palestina.
Fugindo da guerra, foram para os Estados Unidos e depois vieram para o Brasil fixando residência na Praia das Almas, no município de Barroquinha.
Adelaide e seu esposo eram negociantes de tecidos. Conta-se que ela era uma pessoa muito caridosa e sempre dava roupas aos mais necessitados.
Faleceu no dia 26 de março de 1929 durante o parto do seu décimo filho, que nasceu vivo e saudável. No dia 03 de maio de 1929 apareceu a Francisco José de Oliveira, em Olho D'água, distrito de Viçosa do Ceará, e mandou uma mensagem para a família pedindo para ser sepultada em Pontal das Almas. A ela é atribuída a realização de milagres.
Não reconhecida pelo Vaticano, Santa Adelaide é festejada no mês de agosto.
Por Tadeu Nogueira