terça-feira, 6 de janeiro de 2009

93 MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ EM 2008

O ano de 2008 terminou com o balanço trágico de 93 mulheres assassinadas no Estado do Ceará. Em comparação a 2007, houve uma pequena queda nos crimes de morte (foram 118 no ano anterior), mesmo assim, os números ainda preocupam as autoridades. Nem mesmo o rigor da Lei Maria da Penha tem conseguido dar um basta nos chamados crimes passionais, aqueles motivados por ciúmes ou relacionamentos desfeitos.
Mas, nas estatísticas da criminalidade que atinge as mulheres há também outros motivadores de tantas mortes: os latrocínios (roubo seguido de morte), pistolagens, erro de execução, crimes banais e aqueles gerados por dívidas entre usuários e traficantes de drogas na Capital e Região Metropolitana Os crimes passionais, porém, são a maioria nas estatísticas. Desentendimentos entre maridos e esposas, namorados, companheiros e amantes elevam as estatísticas. Texto condensado do AVOL.
Lá vou eu: Quem tem e teve amor de mãe, jamais agrediu ou agredirá uma mulher, muito menos vai tirar a vida de quem veio ao mundo para perpetuar nossa existência. A estatística é cruel, fria e expõe as chagas de nossa sociedade de forma reflexiva.
Postado por Tadeu Nogueira