Para comemorar o Dia do Teatro, festejado mundialmente hoje, dois espetáculos da Companhia Camarim de Teatro de Maranguape serão apresentados no Teatro Negô Cardoso, no Centro Cultural Tasso Jereissati, de Horizonte. Às 16h, a peça “Livrolândia - O Reino da Leitura”, dirigida por Márcio Medeiros, promete divertir o público infanto-juvenil. Às 20h, será encenado o espetáculo “As prosopopéias de Casimiro Coco ”, dirigido por Davidson Caldas. O ingresso para ambos os espetáculos é um quilo de alimento não perecível.
Fonte: DN
Lá vou eu: Em Camocim, mesmo que o cidadão leve 1 tonelada de alimentos, ele fica doido e não vai encontrar uma só manifestação teatral. Não temos nada, absolutamente nada por parte da Secretaria de Cultura, que fomente o movimento teatral de Camocim. Em pensar que temos um dos grupos de teatro mais antigos do estado, o grupo de Teatro Pinto Martins, que teve sua efervescência nas décadas de 70 e 80 e hoje vive em estado vegetativo. Já no início da década de 90, quando o antigo prédio do cine João Veras foi transformado em teatro, tínhamos frequentemente peças encenadas, oficinas de teatro, inclusive com a participação de artistas conhecidos, como foi o caso da Atriz e Diretora, Bia Lessa.Mas bem antes disso, na minha meninice, meus olhos brilharam quando assisti, junto ao meu pai, a encenação da Paixão de Cristo, na marquise da Padaria do T.Melo.
Nunca esquecerei desse dia, da emoção que foi assistir à cena da Santa Ceia, sendo realizada no alto de um prédio, até então um dos mais imponentes da cidade. Como eu gostaria que minhas filhas tivessem essa mesma experiência, assim como os filhos de todos os camocinenses.
Aqui fica minha indignação com todos aqueles que estão excluindo uma geração inteira do direito que consta na constituição, mas que antes de tudo devia constar na consciência de quem governa essa cidade. Ou é pra ficar calado também diante disso? Estou sendo contra Camocim quando escrevo isso? Estou sendo contra alguém? Diversas tiranias, ditaduras e poderes hipócritas tentam, desde que o mundo é mundo, calar o teatro, porque ele é a forma mais direta de expressar a realidade de onde vivemos e isso incomoda demais aos que querem continuar na tirania, na ditadura e sendo hipócritas.
Estamos convivendo com a Geração Coelce meus amigos, pois é, a juventude de Camocim só conhece o que é elétrico, vai do real ao furacão, pra isso tem verba e aqui recebe o nome de "manifestação cultural". Nesse dia do Teatro, meus cumprimentos a todos que já brilharam nos palcos Camocinenses, em especial à Professora Ludovica Duarte, pessoa que sempre esteve engajada nos movimentos culturais de Camocim, especialmente o Teatro.
Postado por Tadeu Nogueira
Postado por Tadeu Nogueira
"O teatro como formador de opinião pode ser uma saída para tirar o governo da falência moral e mostrar ao público que o trabalho sério é a solução." (Antônio Ermírio de Moraes)