O Grupo J.Macêdo investirá R$ 236 milhões em uma nova planta industrial no Ceará, localizada no município de Horizonte. A informação é destaque nesta terça-feira (25) na imprensa.
Denominado Projeto Camocim, o empreendimento produzirá massas longas, curtas e do tipo ninho, além de misturas para bolos.
Camocim é a cidade natal do fundador do grupo, José Dias de Macêdo, falecido em 2018.
É bom lembrar que um investimento desse porte precisa ficar próximo a um grande porto. E certamente isso foi levado em conta, óbvio. O grupo está de parabéns.
Por outro lado, nas buscas do Google, soa estranho encontrarmos Camocim dando nome a um projeto que será executado a quase 400 km de distância da cidade.
É agora que vem a nossa singela sugestão.
Quem sabe um Projeto Camocim II possa significar, por exemplo, a criação de uma Escola de Gastronomia Social em Camocim, o que beneficiaria, na prática, o trade turístico local e de cidades como Jijoca de Jericoacoara, Cruz e até Viçosa do Ceará.
Quem fez isso em Fortaleza, no Morro de Santa Terezinha, ainda em 2018, em parceria com o poder público, foi o Grupo M.Dias Branco, concorrente do Grupo J.Macêdo.
O custo seria irrisório diante do relevante benefício.
Por Tadeu Nogueira