Na década de 1950, Camocim já se apresentava na Região Norte como uma cidade de festas memoráveis, em seus diversos Clubes Recreativos que, por suas grandes realizações sociais, enchiam de orgulho os filhos da terra de Pinto Martins.
A beleza de suas praias e o romantismo de seus majestosos eventos identificavam o glamour dos seus inesquecíveis anos, mantendo-se de braços abertos para receber os seus visitantes, que jamais deixavam de voltar.
Em Camocim, as férias do mês de julho sempre foram as preferidas e muito festejadas. Foi um tempo de ansiosos dias em busca de encontrar um amor e vivê-lo intensamente, antes que o trem partisse novamente e o levasse de volta para o esquecimento.
No filme "Diário de Uma Paixão", baseado no livro do autor Nicholas Sparks, há uma passagem que faz referência aos romances vividos em períodos de férias, onde se lê:
“Romances de verão terminam por diversas razões, mas, geralmente eles têm uma coisa em comum: são como estrelas cadentes, um fantástico momento de brilho nos céus, um fugaz relance de eternidade e, no instante seguinte, desaparecem”.
As férias de julho de 1957 deverão ser lembradas com muita paixão, pela juventude da época, haja vista o quanto foram festejadas e sua movimentação intensamente participativa nos Clubes Recreativos, naquele período.
Foi lançada, em meados de julho, a campanha para eleição da Rainha das Férias de 1957, cuja Comissão Organizadora recebeu inscrição de algumas candidatas, ao mesmo tempo em que desistências aconteciam.
Segundo extrai-se dos lampejos de memória de alguns conterrâneos, destaco, também como admirador, os nomes de Nirvanda Oliveira Caldas, Milene Viana Melo e Geralda Rios (foto), sendo esta a vencedora, conquistando o disputado Título de Beleza.
Geralda Rios viajou à Fortaleza pela Real Aerovias, com a finalidade de fazer suas fotos como Rainha das Férias de 1957, com a famosa Produtora Aba Film.
A Real Aerovias, Companhia Aérea que à época mantinha uma linha de voos regulares entre Camocim e Fortaleza, concedeu à Rainha das Férias 1957, Senhorita Geralda Rios, os bilhetes das passagens como cortesia.
Após o seu retorno a Camocim, a Senhorita Geralda Rios foi coroada Rainha das Férias de 1957, por ocasião da Festa de Coroação, realizada no Comercial Clube de Camocim, o Clube das Grandes Realizações Sociais, na sua antiga e provisória sede, na Rua Engenheiro Privat, 199.
Na tarde do dia seguinte, após a Festa de Coroação, a Rainha das Férias fez o seu desfile, em carro aberto, pelas ruas da cidade em festa.
Supõe-se, pelos fortes indícios existentes, que o automóvel utilizado pela Rainha das Férias de 1957, para o desfile pela cidade, diante de seus admiradores, foi o automóvel conversível Jeep, fabricado no ano de 1951, o mesmo que em Camocim pertenceu à Senhora Alda Estela Costa e, posteriormente, foi de propriedade do Senhor José Maria Veras.
Esse veículo pertence atualmente ao Empresário Cearense Francisco Lavanery Campos Vanderley, das Lojas Apiguana, uma das quais, na Avenida Duque de Caxias, expõe, permanentemente, essa preciosa relíquia, numa cortesia do Proprietário aos saudosistas e admiradores de bom gosto.
A Senhora Geralda Rios, quatro anos após sua conquista de Rainha das Férias de 1957, casou-se em 31 de maio de 1961, com o Senhor Carlos José Pessoa Navarro Veras, de saudosa memória.
De seu casamento, realizado na Igreja Matriz de Camocim e celebrado pelo Padre Inácio Nogueira Magalhães, nasceram cinco filhas, e passou a usar seu nome de casada como Geralda Rios Veras.
Neste ano de 2017, a Senhora Geraldo Rios Veras estará contando sessenta anos de seu término de Curso, no Colégio Imaculada Conceição, o mesmo número de anos de sua conquista como Rainha das Férias de 1957, em nossa Camocim, de outros tempos.
Texto extraído do livro "Memórias de um Saudosista"