Os aeroportos de Canoa Quebrada (Aracati) e de Jericoacoara (Cruz) serão concedidos à iniciativa privada em leilão no próximo dia 27 de novembro, na B3, em São Paulo.
O valor máximo de investimento previsto para os dois é de R$ 141,50 milhões. As empresas interessadas têm até esta quarta-feira (19) para endereçar propostas.
Os valores previstos incluem ampliação do pátio de aeronaves, reforma do terminal de passageiros, expansão do estacionamento e construção da Área de Segurança de Fim de Pista (Resa). A informação foi confirmada pelo secretário de Turismo do Estado do Ceará, Eduardo Bismarck, durante entrevista concedida ao Diário do Nordeste, nessa terça-feira (18).
Após a homologação do resultado, o contrato deve ser assinado em até 60 dias, prorrogáveis por mais 30, e a operação começa depois dessa etapa e da transição.
Os investimentos privados para os dois aeroportos fazem parte do programa federal AmpliAR, criado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), segundo informou Bismarck. A iniciativa tem como objetivo modernizar e ampliar a infraestrutura de aeroportos regionais deficitários no Brasil.
Por Tadeu Nogueira
