FECHAR ESCOLAS SEM INFRA-ESTRUTURA
A exemplo de cidades como Sobral, Iguatu, Itaiçaba e Quixadá, a Secretaria de Educação de Camocim decidiu fechar algumas escolas sem condições adequadas para o ensino, transferindo os alunos para escolas pólos mais próximas de suas casas. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Augusto Júnior, as escolas fechadas foram construídas na administração do ex-prefeito Sérgio Aguiar sem “nenhum planejamento de rede que leve em consideração a estimativa da população, perspectiva de matrículas ou análise da sustentabilidade da escola. As escolas só têm duas pequenas salas de aula e não têm nenhum banheiro. A criança quando precisa ou utiliza o mato ou o banheiro da casa da vizinha”.
Além da falta de infra-estrutura, outro fator que contribui para o fechamento das escolas é a diminuição do número de matrículas. O Secretário explica que a matrícula do ensino fundamental está diminuindo na zona rural e esse é um fenômeno que, atualmente, acontece em todos os municípios.
Apesar de Camocim ser um dos lugares onde menos diminuiu, o professor alerta para a previsão de que ano a ano o número de alunos seja cada vez menor e seja necessário fechar mais escolas. Augusto Júnior esclarece que esse fenômeno se dá tanto pelo êxodo rural, quanto pela diminuição da população jovem com idade entre 6 e 12 anos. “Manter escolas com sete alunos ou até menos em cada sala sem nenhuma infra-estrutura gera muito desperdício e despesas para o município”, declara o Secretário de Educação.
Fonte: Site da PMC
Lá vou eu: A administração do Prefeito Chico Vaulino utilizou por 4 anos essas escolas que hoje fecham sob a afirmação de não terem infraestrutura. A Escola Francisco Félix de Araújo, na localidade de Pereiros, fechada em dezembro de 2008, tinha 40 alunos, bem longe dos 7 alunos ou até menos, como afirma o Secretário. Vale ressaltar que 3 dessas escolas que não tem banheiro, estão sendo requisitadas pelo Vereador Ricardo Vasconcelos para que as mesmas sejam transformadas em Postos de Saúde, ou seja, a escola sem o mínimo de estrutura não pode servir à educação, mas pode virar um posto de saúde. Pra arrematar: Falta de planejamento é uma D20 pegar crianças nos Pereiros às 11:20, distante 6Km da tal escola pólo, que fica na localidade de Mororó, continuar pegando crianças até que fiquem socadas umas 30 ou mais e só chegar nessa mesma escola pólo às 13:10h, quase 2 horas de viagem entre buracos, lama e desconforto total com crianças que poderiam ter continuado na escola de sua própria localidade.
Postado por Tadeu Nogueira