segunda-feira, 1 de junho de 2009

A CIDADE DE COCAL JÁ CONTA 8 MORTOS

As chuvas fortes que atingiram a região Norte do Piauí na última terça feira (26) fizeram o volume de água aumentar na Barragem de Algodões, localizada perto do município de Cocal (PI). Além da água da chuva, a barragem recebeu água dos açudes que transbordaram no interior do Ceará, causando o rompimento da barragem na última quarta feira(27). Famílias que residiam próximo à barragem e que já estavam voltando para suas residências tiveram que ser retiradas novamente às pressas pelo Corpo de Bombeiros, algumas pessoas deixaram suas casas com apenas a roupa do corpo. Em toda a região atingida pela enxurrada de 50 bilhões de litros de água da barragem Algodões, estima-se que mais de 30 mil animais tenham sido mortos. Árvores e plantas levarão muito tempo para crescer e refazer a paisagem de antes. Neste sábado, subiu para oito o número de vítimas da tragédia. Ainda há pessoas desaparecidas e as buscas continuam. De acordo com as últimas informações da Defesa Civil, 3 mil pessoas foram atingidas pela enxurrada, sendo 2.000 desabrigados e mil desalojados. Ao todo, 120 casas ficaram destruídas. Por conta da enxurrada os poStes de energia foram levados com as águas e a cidade de Cocal encontra-se sem energia elétrica O rompimento da barragem Algodões I, em Cocal, no Piauí, dizimou 11 povoados que existiam na região. As famílias estão isoladas, em casas de amigos e parentes, sem energia há cinco dias e com casas totalmente no chão. Os povoados soterrados com a força das águas foram Angico Branco, Franco, Cruzinha, Boiba, Frecheira, Tabuleiro, Estreito, Gado Bravo, Dom Bosco, Boa Vista e Gameleira. As inundações reviraram túmulos de cemitérios nas localidades e destruíram igrejas nos povoados.
Fonte: Tv Canal 13
Ajuda Para o Municipio de Cocal pode ser feita através da conta Conta-2009-5, Banco do Brasil AG-1777-9 (Fonte: Portal 180 Graus)
Lá vou eu: A cena dessa Senhora em desespero é chocante. O semblante dela resume tudo que ocorreu e ocorre no Piauí, mais precisamente em Cocal.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:26h