segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VIOLÊNCIA OFUSCA A BELEZA DE CAMOCIM

A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA
TOMA CONTA DA CIDADE
Atitudes com a do filho do Prefeito de Camocim, César Vaulino, que ontem (05) tentou agredir um blogueiro em pleno centro da cidade, no momento em que acontecia a carreata do candidato ao governo, Lúcio Alcântara (PR), mostra bem como andam as coisas na bela cidade de Camocim. A situação paradoxal aos encantos da cidade se revela no número exorbitante de pequenos furtos, da proliferação cada vez maior de gangues e da venda e consumo desenfreado do crack. São inúmeros os casos, chegando a ser impossível o relato de todos.
Alguns, como o roubo da Loja Camocim Celular, ocorrido em pleno início de noite, próximo ao fórum da cidade, mostra que a bandidagem corre solta, sem medo algum de repressão. Um dos absurdos feitos com relação à segurnça pública foi a extinção do COTAM no interior. O grupo especial da PM era respeitado em cidades como Camocim. A vagabundagem tremia quando via de longe o veículo camuflado do grupamento. O antigo COTAM foi transformado em FTA. Mudou a farda, que agora se assemelha às usadas pelo policiamento comum, acabando assim com o efeito psicológico que causava em quem infringia a lei. Policiais que recebem a denominação de "convencionais" fazem bem o seu trabalho, mas os que faziam parte do COTAM recebiam treinamento especial, típico de qualquer força tática, sempre prontos para a ação, seja ela qual fosse. Recentemente houve o furto de quase R$ 90 mil reais em jóias na cidade, tudo pertencente ao ourive conhecido como Zé Ido, da cidade de Granja. O furto ocorreu em Camocim, em pleno centro da cidade.
Aposentados estão indo retirar seu suado sustento nos bancos sempre acompanhados, com medo do ataque de ladrões. Os que não têm companhia, se submetem ao risco. Registrar uma ocorrência virou algo sem efeito praticamente, dezenas de pessoas já relataram que fazem isso por fazer, já que não acreditam nos órgãos de segurança. Todo dia aparece conversa de roubo aqui, roubo acolá. Sempre há uma nova história de crime sendo cometido.
Camocim precisa urgentemente de uma série de ações de impacto, uma verdadeira operação pente fino em busca de separar o joio do trigo. Os pequenos furtos mostram que o número de usuários de crack aumentou. Eles precisam de dinheiro para sustentar o traficante e seu vício. Sem combate ao tráfico, o comércio das drogas está alavancando outras mazelas na cidade, tornando-a insegura, ofuscando cada vez mais a beleza do lugar, enterrando de vez a fama de ser uma dos lugares mais tranquilos do Ceará. Alguém precisa fazer algo e rápido.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:32h