segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

HÁ EXATOS 89 ANOS, PINTO MARTINS POUSAVA EM CAMOCIM


Segundo informações do Professor Paulo, jovem Historiador, e colaborador do blog, há exatamente 89 anos atrás, no dia 19 de Dezembro de 1922, às 12:35, pousava em Camocim, o ilustre filho da Cidade. Costumamos lembrar do aviador Euclydes Pinto Martins (ao lado, em foto raríssima) sempre no dia 15 de Abril, dia do seu aniversário, porém, o que marcou realmente para essa cidade foi o dia em que o Sampaio Correia II amerissou em Camocim tripulado com nosso conterrâneo como co-piloto e navegador e mais quatro americanos. No dia em que Pinto Martins voltou à Camocim, depois de 30 anos fora da terra onde nasceu, foi recepcionado por aproximadamente 3 mil pessoas na praia. O prefeito da época decretou feriado municipal. Para receber Pinto Martins foi feita uma comissão exclusiva para os preparativos daquele que seria, na História de Camocim, um marco, afinal, tratava-se do primeiro vôo ligando Nova Iorque-Rio de Janeiro (1922 a 1923). A comissão, segundo a ata feita no Sport Club transcreve os seguintes membros: Tobias Navarro (Pinto Martins ficou hospedado em sua casa na Rua 24 de maio ao lado direito da Delegacia da Policia Civil), Faustino de Albuquerque (Juiz de Direito em Camocim e ganhou a eleição para governador do Ceará 1947), Dr. Atualpa Barbosa Lima (Médico da Cidade, operador e jornalista), Antonio Fernando Barros e José Carlos Veras (comerciantes). "Espero até o fim de 2012 está publicando meu livro Euclydes Pinto Martins Vida, Memória e Suicídio?", disse ao blog, o Professor Paulo. O livro, segundo ele, virá com fotos inéditas, farta documentação e entrevistas com pessoas que viram Pinto Martins em Camocim, como a Senhora Cora Navarro, que mesmo com 99 anos, lembra os festejos que foram feitos na época. O Professor Paulo esclarece ainda que, quem tiver fotos, jornais, revistas, e que queira ajudar em sua pesquisa, basta entrar em contato pelo Tel: (88) 9425-3715 ou pelo email: paulorosset@hotmail.com.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:28h

4 comentários:

Reco Reco disse...

Puxa, como nosso herói camocinense era feio, hein? Sou mais eu.

Carlos Augusto P. Santos disse...

Parabéns ao Paulo pela pesquisa e que seu trabalho revele outras facetas do nosso personagem camocinense.

Adauto Motta Jr disse...

O que se sabe é que o piloto Walter Hilton cedeu a honra de Pinto Martins assumir o comando da aeronave no espaço aéreo brasileiro. Se assim aconteceu, então o hidroavião pousou no rio Coreaú tendo o camocinse como piloto.

Vicentinos em Ação disse...

Boa reflexão Adauto Motta, pelas minhas pesquisas somente Pinto Martins assume o comando do hidroavião quando vão amerissar no Estado do Amazonas e Camocim.