terça-feira, 24 de abril de 2012

CONCURSO DE CAMOCIM! ERROS DA CONSEP VÃO PARAR NO JORNAL O GLOBO

Erros de português detectados no concurso público de Camocim não foram parar somente na mídia local através do Camocim Online. Eles romperam fronteiras e acabaram virando pauta em matéria publicada pelo Jornal O Globo, um dos maiores do país. A reportagem fala dos erros de português em provas de concurso. Entre os vários erros citados, um da Consep, empresa contratada "a dedo" pela Prefeitura de Camocim, foi citado no texto. Segue abaixo um trecho da matéria do O Globo, publicada no último domingo (22):
"Tudo bem que errar é humano e qualquer um pode se confundir com o português. Mas, quando estamos falando de enunciados e questões de provas de concursos públicos, maltratar a língua é imperdoável. Afinal, como cobrar que os candidatos acertem tudo se nem mesmo as bancas são capazes de fazê-lo?
O problema ganhou destaque depois que um dos enunciados da prova para diplomata do Instituto Rio Branco, cargo dos mais desejados do país, aplicada no dia 25 de março, veio com a palavra "exige" grafada como "exije". Um erro que, em princípio, não compromete a compreensão da questão, mas que desestabiliza o candidato e afeta a credibilidade das bancas e dos órgãos que promovem o processo de seleção.
A prova para a prefeitura de Camocim, no Ceará, organizada pela Consep este ano, passou dos limites: continha várias letras faltando, erros ortográficos e frases como "ter boas práticas de higiene são fundamentais", em vez de "é fundamental".
Adriana Figueiredo, professora do Canal dos Concursos, ressalta que bancas menores estão mais sujeitas a esses problemas:
— Elas têm estrutura menor, menos gente para fazer revisão.
Quem está dizendo agora não é só o, (como é mesmo que um ex-secretário de educação me chamava?) "blogueiro analfabeto". Agora é Jornal O Globo. Enfim, é Camocim mais uma vez na grande mídia. Não pelas suas belezas naturais ou clima hospitaleiro, infelizmente, mas por mais uma "defecagem" administrativa. A matéria completa do Jornal O Globo você pode conferir AQUI
Postado por Tadeu Nogueira às 09:03h
Com informações do Jornal O Globo