sábado, 8 de março de 2014

O IMPORTANTE PAPEL DA MULHER NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA

O dia 8 de março merece ser celebrado como um dos mais importantes marcos da sociedade contemporânea, pois simboliza a luta das mulheres para alcançar a igualdade de direitos, num cenário dominado exclusivamente por homens. Até o início do Séc. XX, a maioria das profissões não contava com uma só mulher em seus quadros. Ao longo das décadas, as mulheres obtiveram muitas conquistas, como o direito de trabalhar, estudar, votar, assumir cargos de liderança em empresas e no poder público. 
No universo da advocacia e do Judiciário, não tem sido diferente. As mulheres vêm ampliando seus espaços, a exemplo da pioneira, Myrthes Campos, primeira mulher a conseguir inscrever-se no Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil. Formada em 1889, Myrthes somente foi aceita na ordem em 1906, demonstrando o longo e árduo caminho que ela teve de enfrentar para exercer uma profissão reservado exclusivamente aos homens, até então. Sua coragem deixa um legado de ousadia e relevante contribuição social para as advogadas deste país. 
Desde então, o número de mulheres que escolhem a advocacia como profissão vem crescendo consideravelmente. Hoje, já somos quase metade dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Dividimos com os homens os espaços no cotidiano forense, nas universidades, na produção científica e nos cargos de destaque em órgãos como a própria OAB. Tudo isso concorrendo com outra jornada: a de mãe, esposa, responsável pela casa e pela família, na grande maioria dos casos. 
Com características intelectuais e de personalidade diferentes, as advogadas trazem, à análise dos fatos, perspectivas distintas em relação aos pontos de vista masculinos, especialmente na abordagem de temas polêmicos, ainda considerados tabus, como sexualidade e relações familiares. Sua aguçada sensibilidade e inteligência, somadas ao alto grau de responsabilidade, disciplina, e o apurado senso de Justiça, as torna defensoras incorruptíveis daquilo que acreditam ser justo. E tem sido essa a contribuição secular das mulheres à advocacia e ao Poder Judiciário brasileiro: a busca incessante pela Justiça. 
Neste Dia Internacional da Mulher, parabéns àquelas que lutam pela Justiça, independente da profissão. Parabéns a cada uma de nós!
Ana Raquel Nogueira de Arruda
Estudante de Direito e Estagiária do Escritório Matos Teixeira Advocacia e Assessoria