segunda-feira, 10 de março de 2014

VACINAÇÃO CONTRA HPV COMEÇA NESTA SEGUNDA EM TODO O PAÍS

EM CAMOCIM, FALTA
INFORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO 
Meninas de 11 a 13 anos começam a ser imunizadas hoje (10) contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde de todo o país.
A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. Para se imunizar é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. 
Só podemos noticiar que Camocim fará também a vacinação por conta da cidade fazer parte do país, portanto, em tese, vai oferecer o serviço, porém, por total falta de informação, seja no site da Prefeitura de Camocim, na facebook ou twitter do órgão, ou de uma linha sequer enviada ao blog, só podemos deduzir que haverá a vacinação HPV a partir de hoje, assim como no restante do país. É simplesmente incrível a constatação de que nenhum tipo de convocação de grande porte tenha sido feita para imunizar essas adolescentes. É surreal. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:12h