sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A VIDA QUE EU RECOMENDO

RALLY NO CEARÁ
Você já ouviu falar que "um dia de rally equivale a 15 dias de férias"? Pois bem, essa é uma expressão bastante comum entre competidores e praticantes de finais de semana que se aventuram no mundo off-road para fugirem da rotina e do trânsito das cidades, encarando trilhas pra lá de radicais numa forte interação com a natureza e busca incessante pela sensação de liberdade que só os esportes podem oferecer.  No Ceará tem muita gente entrando nessa "onda", e dessa vez fomos conferir de perto uma etapa da competição que vem dando o que falar por essas bandas, o Campeonato Cearense de Rally 2014. Uma equipe da A Vida que Eu Recomendo participou da 4ª etapa do maior rally de regularidade da região e traz a seguir algumas curiosidades e recomendações para os leitores radicais do Blog Camocim Online. 
Rally de Regularidade é uma prova automobilística na qual o objetivo da equipe, piloto e navegador, é seguir o trajeto determinado pela organização mantendo médias horárias pré-estabelecidas. Normalmente é realizada em estradas não pavimentadas e trilhas que podem ser abertas ou fechadas ao trânsito normal de veículos. Mesmo sendo uma competição com a participação de vários veículos não há disputa direta de posições entre os competidores. A largada ocorre de 1 em 1 minuto e normalmente não ocorrem ultrapassagens durante a prova pois todas as equipes devem manter a mesma velocidade. As equipes competem contra sua própria capacidade de manter as médias horárias e o caminho correto.
No caso do Campeonato Cearense de Rally há uma divisão por categorias: novatos, amadores, iniciantes ou light: categoria de entrada para equipes sem experiência em competições; Turismo: para competidores com boa experiência em provas do gênero. Nesta categoria já devem ser filiados à CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo; Graduados ou master: para competidores com vasta experiência e bem pontuados em campeonatos nacionais e regionais. A CBA controla a categoria de cada competidor não permitindo a participação em categorias inferiores. 
Em um Rally de Regularidade não há mapas, o trajeto da prova é determinado pelo livro de bordo ou planilha. Cada linha do livro de bordo contém as informações de distância, média horária determinada e caminho a seguir determinado pela representação gráfica denominada Tulipa.  Vence quem perde menos pontos. No trajeto da prova são definidos PCs (Postos de Cronometragem) que são revelados às equipes somente ao término da competição. O registro do tempo em que a equipe passa pelo PC é comparado com o tempo ideal, e cada décimo de segundo atrasado perde-se 1 ponto.
No rally o trabalho em equipe é fundamental. O sucesso de algumas equipes vem da forma da comunicação entre piloto e navegador. Duplas experientes desenvolvem uma forma própria de diálogo durante as provas com expressões curtas, temos representativos e gestos. Treinamentos e a participação da mesma dupla em diversas provas aumenta a integração entre piloto e navegador que é essencial para o sucesso no resultado de um Rally de Regularidade.  

Recomendado por Maykel Pinto, Alberto Guilhon, Gerfeson Vasconcelos e Zé Falb
Curta AQUI a Fan Page do grupo