sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ESCOCESES DIZEM NÃO À SEPARAÇÃO

A apuração das urnas nas 32 regiões administrativas escocesas foi concluída na manhã desta sexta-feira. O "Não" (contra a independência) obteve 2.001.926 de votos, contra 1.617.989 do "Sim". Em percentuais, a vitória foi de 55,3% contra 44,7%. O comparecimento às urnas foi alto, com participação de 84,59% dos eleitores registrados.
O plebiscito encerrou dois anos de campanha e dá início a um processo de devolução de mais poderes à Escócia.
Pela primeira vez, eleitores de 16 e 17 anos também puderam participar da votação. O plebiscito começou às 7h locais (3h de Brasília) de quinta-feira e durou 15 horas, terminando às 22h locais (18h de Brasília). A votação transcorreu tranquilamente em boa parte do dia nas 5.579 seções eleitorais espalhadas por todo o território escocês. Segundo a Comissão Eleitoral, responsável pela votação, as seções eleitorais permaneceram cheias durante o dia, mas não houve registro de longas filas. 
Lá vou eu: Como falei antes em meu perfil no Facebook, os escoceses ficaram divididos entre o “Sim”, da emoção, do sentimento natural de liberdade, e o “Não”, que condiz com a realidade atual do mundo, onde uma economia fraca estaria condenada à estagnação. De tudo, o que mais me deixou feliz, em meio a um mundo cada vez mais violento, é poder ser testemunha de uma decisão desse porte, feita através do voto livre, sem sangue, sem dor, sem perdas humanas.  
Postado por Tadeu Nogueira às 08:22h
Com informações e Foto da BBC