quarta-feira, 22 de outubro de 2014

NADA ALÉM, NADA ALÉM DE UMA ILUSÃO


O fato do município de Camocim ter sido beneficiado com um litoral de 64km, gera uma falsa impressão de fartura, de que os peixes saltam em direção às panelas de milhares de famílias que ao longo de dezenas de anos, escolheram a cidade, fugindo das limitações do sertão, onde um pequeno ou grande açude, enche ou seca totalmente, sempre dependendo do inverno. Já o mar...
Acontece que não é bem assim, pois apesar de muitos desconhecerem, tem muita gente passando fome em Camocim. O mar, as belezas naturais, apenas dão um tom cor de rosa para a situação. 
Quando eu era menino, isso na década de 70, início de 80, o que escrevi acima, eu já escutava de meu velho pai. Ele via além da brisa amena, do barulho apaziguador das ondas, através dessa espécie de cortina natural que esconde a miséria, companheira constante de qualquer cidade do país, não sendo diferente em Camocim. Hoje, 35 anos depois, com a escassez cada vez maior de emprego, crescimento populacional desordenado, pesca em declínio, a "cortina de fartura" continua sendo o canto da sereia para muitos que ainda sofrem com a impiedosa seca no sertão. 
Camocim continua, com todos os seus defeitos, sendo o porto seguro dessas pessoas, mesmo ainda estando longe de ser, sequer, um "trapiche" para elas. A realidade, nua e crua, é que a cidade é para poucos, muito poucos, retratando assim a colossal e crônica desigualdade social que assola nosso país.   
Postado por Tadeu Nogueira às 10:29h