quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CELEBRA CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE MURILO AGUIAR

A Assembleia Legislativa realizou, na noite desta terça-feira (25), sessão solene no Plenário 13 de Maio em homenagem ao centenário de nascimento de Murilo Rocha Aguiar (in memoriam). A iniciativa partiu do primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa, deputado Sérgio Aguiar (Pros).
O parlamentar, que é neto de Murilo Aguiar, destacou o trabalho do avô no Legislativo Estadual. Citou o início da carreira política, em 1947, quando ele foi eleito deputado estadual constituinte, considerada uma das eleições mais disputadas no Estado. Em 1954, foi eleito prefeito de Camocim. Foi reeleito deputado estadual em 1959, 1962, 1966. Em 1969, durante a Ditadura Militar teve o mandato cassado e os direitos políticos suspensos pelo AI-5.
Já em 1982, durante a redemocratização, com os direitos políticos restabelecidos, Murilo Aguiar foi reeleito deputado estadual, sendo o sexto mais bem votado. “A memória de Murilo Aguiar enriquece a história e a tradição política de nossa família. Mais que isso: sua memória ficará eternizada em seus feitos, não só através de seus projetos, mas por sua dedicação e luta pelas causas comunitárias no poder”, disse Sérgio.
Francisco de Paula Rocha Aguiar, ex-deputado, ex-governador e atual presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), filho de Murilo Aguiar, falou sobre os principais valores e exemplos deixados pelo pai, e destacou os mandatos de Murilo Aguiar na AL. “Foi um modelo, um líder, uma referência de vida”, afirmou.
Durante a solenidade, aconteceu a entrega de placas a sete personalidades cearenses que se destacaram na vida política: Rita Belarmino, secretária dos ex-deputados Murilo Aguiar e Francisco Aguiar e do deputado Sérgio Aguiar; aos jornalistas Antônio Viana de Carvalho e Edilmar Norões; ao ex-deputado estadual Osmar Maia Diógenes, presidente do Memorial da Assembleia Legislativa; ao ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), Stênio Dantas; e aos ex-governadores Gonzaga Mota e Lucio Alcântara.
Gonzaga Mota agradeceu em nome dos homenageados. Ele falou do trabalho do parlamentar Murilo Aguiar. “Um homem que sempre lutou para levar benefícios para o seu povo e, principalmente, para os mais carentes”. Ele também frisou o papel do ex-deputado como conselheiro.
Na ocasião, foi lançado o livro biográfico “Murilo Rocha Aguiar – 1914 -2014 – Política a vida toda”, da jornalista Ângela Barros Leal, e também a entrega de placas aos filhos: Maria Zelma Aguiar Câmara; José Stélio Rocha Aguiar; Maria Núsia Rocha Aguiar; Maria Cláudia Aguiar Neves; Murilo Rocha Aguiar Filho; Francisco de Paula Rocha Aguiar e Antonio Alberto Rocha Aguiar. 
Prestigiaram a solenidade, os deputados Manoel Duca (Pros), Hermínio Resende (Pros), Eliane Novais (PSB), Rogério Aguiar (PSD), Fernanda Pessoa (PR) e o deputado federal Leônidas Cristino, além de ex-deputados estaduais e outras autoridades. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:38h
Com informações da AL-CE