terça-feira, 18 de novembro de 2014

ESPECIAL LICEU DE CAMOCIM NA INGLATERRA (PARTE 5)

Amigos leitores do Camocim Online, no dia 07 de novembro, visitamos uma escola secundária chamada Redhill Academia, que atende alunos entre 11 e 18 anos. Vale lembrar que os alunos que concluem o ensino secundário, semelhante ao nosso ensino médio na faixa de 16 anos tem a opção de permanecer por mais dois anos fazendo algum curso profissionalizante. Um aspecto importante que observamos é como as aulas são integradas com a prática. Tornando-se assim mais atrativas para os alunos, podendo acrescentar que as salas são temáticas por disciplina, onde os alunos se deslocam na troca das aulas. Cada escola também define quais áreas terão um destaque, nesta eram artes e ciências.
No dia 08, os professores Antony Mcnamara e Sarah Davies nos apresentaram pontos importantes no papel do gestor escolar trabalhando o texto sobre as 10 afirmações sólidas sobre liderança escolar bem-sucedida dos quais destacamos que os valores dos diretores são componentes essenciais do sucesso da escola, e que, a diferença de contexto, afetam a natureza, a direção e o ritmo das ações. Vale destacar que um aspecto que foi muito discutido em relação a liderança é a questão da confiança entre todos (gestores, professores, alunos, funcionários e pais) para que os objetivos sejam alcançados. 
No dia 09, tivemos a continuidade das discussões do dia anterior, sobre o impacto de uma liderança nos resultados dos alunos. Pois os gestores podem influenciar diretamente na tomada de decisão sobre a organização escolar, o currículo, a aplicação dos recursos e a intervenção frente aos resultados obtidos pelos alunos. Caros Doutores, por hoje é só.
Postado por Clairton Lourenço (Direto de Nottingham)
Diretor do Colégio Liceu Deputado Murilo Aguiar