quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PROJETO DO ESTALEIRO EM CAMOCIM É APRESENTADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A empresa alemã Nordic Yards apresentou, em reunião na tarde desta terça-feira (25), o projeto para a construção de um estaleiro no município de Camocim. Um protocolo de intenções já foi assinado entre o Governo do Estado e a empresa, e está previsto um investimento de 350 milhões de euros - equivalente a R$ 1,1 bilhão.
De acordo com o primeiro-secretário da Casa, deputado Sérgio Aguiar (Pros), o projeto deverá gerar 2.500 empregos diretos e 10 mil indiretos. Ele informa que Camocim possui uma posição estratégica para o empreendimento, por ser passagem das rotas marítimas da África, Europa, América do Norte e América do Sul. “Depois da refinaria e siderúrgica, é um dos mais expressivos investimentos no nosso Estado”, destaca o parlamentar.
Sérgio Aguiar afirma que o Governo do Ceará oferecerá, como contrapartida, um terreno de 94 hectares para o empreendimento, localizado na foz do rio Coreaú. Além disso, dotará a região da infraestrutura necessária pra o estaleiro, como estrada, energia elétrica e água.
O vice-presidente Financeiro e de Administração da Nordic Yards, Jurgen Wollny, estima um período de três anos para a construção do equipamento. Inicialmente, ele trabalhará em reparos de embarcações. Entretanto, Wollny ressalta que o estaleiro terá capacidade, também, de fabricar navios e plataformas.
O presidente do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa, deputado Lula Morais (PCdoB), avalia que o investimento tem uma grande importância para o Ceará e disse ter a expectativa de vê-lo construído o mais rápido possível. “Será muito bom para nós e para os investidores”, afirmou.
A Nordic Yards possui três estaleiros no norte da Alemanha - nas cidades de Wismar, Rostock e Stralsund. Eles são considerados uns dos equipamentos mais modernos do mundo. Os estaleiros trabalham no reparo e construção de navios quebra-gelos, rebocadores, plataformas de petróleo, entre outros.
Além disso, a empresa investe na construção de usinas eólicas localizadas em alto-mar. “A Alemanha planeja ter mais de cinco mil usinas eólicas localizadas a 200 quilômetros da costa”, destaca Jurgen Wollny. Ele garante que a Nordic Yards tem se comprometido com as questões ambientais e trabalhistas no processo de fabricação de navios e plataformas. 
Também participaram da reunião o diretor de Negócios Internacionais da Nordic Yards, Andreas Amelang, e representantes da Pentagonal Consultoria, empresa responsável pela atração do investimento. 
Postado por Tadeu Nogueira às 15:21h
Com informações da AL-CE