sábado, 14 de março de 2015

CAMOCIM NA ROTA DA POESIA

O Grupo Chocalho, atuante há 31 anos, criou um projeto com o objetivo de aproximar estudante e arte. Em 2011, o Festival Intercolegial de Poesia Estudantil começou a circular pelo Estado. Hoje, Dia da Poesia, a terceira edição do evento será lançada na Casa José de Alencar, em Fortaleza, com uma celebração que terá início às 9h30.
O Festival leva a cultura da leitura e da escrita, através da poesia, para escolas públicas e privadas de ensino básico (ou seja, o público-alvo é formado por alunos dos níveis fundamental e médio), na Capital e no Interior.
O evento ainda promove um contato mais prático com a poesia. Estudantes interessados podem escrever e enviar até três poesias para a curadoria do Chocalho. As 100 poesias que se destacarem (sendo 33 de alunos do ensino fundamental I, outras 33 de alunos do ensino fundamental II, mais 33 oriundas do ensino médio e outra em destaque) serão publicadas no livro "III Antologia de Poesia Estudantil". Os alunos com textos selecionados irão receber 10 exemplares da obra.
As seis melhores poesias, de cada nível de ensino, presentes no livro ainda irão participar da final, que será realizada no dia 11 de agosto (junto com o lançamento da antologia), o Dia do Estudante.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 29 de maio, através da secretaria da escola ou na Casa de Juvenal Galeno, sede do Grupo Chocalho, localizada na Rua General Sampaio, nº 1128, Centro de Fortaleza.
Nos outros anos, o projeto chegou à marca de quatro mil inscritos. Nesta edição, um dos fundadores do Grupo Chocalho, o professor Auriberto Cavalcante espera superar esse número, alcançando todas as escolas de Fortaleza e visitando, pelo menos, as cidades de Sobral, Juazeiro, Crato e Camocim, até o mês de junho. "A leitura e a escrita são fundamentais para a formação pedagógica e cidadã", afirma Auriberto.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:00h
Com informações do DN