domingo, 15 de março de 2015

NA ESTRADA...COM ERASMO

República Oriental do Uruguai (em espanhol: República Oriental del Uruguay, é um país localizado na parte sudeste da América do Sul. É a casa de cerca de 3,5 milhões de pessoas, dos quais 1,8 milhão vivem na capital, Montevidéu, e em sua área metropolitana. Estima-se que entre 88% e 94% da população possui ascendência principalmente europeia ou mestiça. A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
O Uruguai, um país pequeno e acolhedor, é o reduto turístico favorito de muitos argentinos. No entanto, cada vez mais seus atrativos vêm sendo descobertos e desfrutados também pelos brasileiros.  A Gol/Varig (site AQUI) parte também de Porto Alegre, além de São Paulo e Rio. Já a TAM (site AQUI) tem voos diários entre São Paulo e Montevidéu e faz o trajeto até Punta del Este com conexão em Buenos Aires. 
Em Montevidéu, o desembarque é no Aeroporto Internacional de Carrasco (site AQUI). De ônibus também se chega ao Uruguai, e as companhias possuem rotas que partem do Sul e do Sudeste do Brasil. Passagens aéreas custam em média R$ 3.000,00 ida e volta. A moeda uruguaia é bem desvalorizada, isso significa que é um bom lugar para compras (por enquanto, afinal, o real está indo pelo mesmo caminho). 
R$ 100,00 valem 750,00 pesos uruguaios. Chegando pelo aeroporto você tem três opções: táxi, van ou ônibus para circular pela cidade. Recomendo as vans que funcionam como uma espécie de táxi coletivo. Táxis são muito caros e ônibus seguem trajetos certos e pré-definidos. As vans te deixam onde você quer ficar, só tem que ter paciência, pois vão deixando um a um em seus destinos. 
Algumas curiosidades do Uruguai: lá a maconha é liberada e vendida em farmácias, então para todos os lados você acha maconheiros “noiados”. Abortos, casamentos gays e cassinos também são liberados. Uma senhora brincou comigo falando o seguinte: “ - pense em algo que deveria ser proibido, se você falar perto de algum politico, é capaz de liberarem...” 
O turismo no Uruguai é bem desenvolvido. O país possui uma quantidade de hotéis e restaurantes, que atendem aos mais diversos tipos de público. O setor hoteleiro oferece desde cabanas mais simples, hotéis fazenda, pousadas, até grandes complexos de luxo, que garantem toda a comodidade para quem busca conforto.
O Uruguai é conhecido por suas belas praias e campos extensos. Suas principais cidades turísticas são Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este, visitadas por turistas de todo o mundo e cada vez mais por turistas brasileiros. A região das Termas, em Salto e Paysandú, com suas águas quentes, complexos de piscinas e hotéis de luxo, é uma atração ainda pouco conhecida pelos brasileiros, mas muito frequentada pelos uruguaios, que aproveitam o inverno nos spas da região.
Recomendo com empenho aos camocinenses que querem desbravar a América Latina, que coloquem o Uruguai entre as principais atrações da aventura.
Erasmo Gomes