quarta-feira, 27 de maio de 2015

ONDA DE CALOR DERRETE ASFALTO E MATA MAIS DE MIL PESSOAS NA ÍNDIA

A onda de calor que afeta a Índia há uma semana já matou mais de 1.100 pessoas e deve prosseguir nos próximos dias, anunciaram as autoridades. O sul do país é a zona mais afetada e a que registra o maior número de vítimas, sobretudo entre os operários, os sem-teto e os idosos. No Estado vizinho de Telangana, onde a temperatura atingiu 48 graus no fim de semana, mais de 200 pessoas morreram em uma semana, contra 31 que faleceram pelo mesmo motivo em 2014.
Em Nova Délhi, a meteorologia prevê que a temperatura deve permanecer ao redor dos 45ºC até a próxima semana, o que complicará ainda mais a situação das pessoas que vivem ao ar livre. 
"Nada funciona, mesmo com cinco banhos por dia é impossível enfrentar o calor", disse Manish Singh, de 34 anos e proprietário de uma loja na cidade.
"Tentamos passar mais tempo do lado de dentro para evitar as ondas de calor. Está pior que nos anos anteriores, não temos energia elétrica, os aparelhos de ar condicionado são inúteis", afirmou. A foto ao lado mostra um motociclista passa perto de asfalto que derreteu por causa das altas temperaturas em Nova Déli, na Índia. 
Lá vou eu: E nós aqui reclamando do calor em Camocim. Jesus, Maria, José. 
Postado por Tadeu Nogueira às 14:00h
Com informações do UOL / Foto: Harish Tyagi/EPA