quinta-feira, 7 de maio de 2015

PRODUTORES INICIAM VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA EM CAMOCIM

Foi lançada oficialmente na terça-feira (05), pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa/2015, no Ceará.
A meta da campanha, que termina no próximo dia 31 de maio, é superar a primeira etapa de 2014, quando foram vacinados 93,79% do rebanho bovinos e bubalinos, sendo mais de 88% das propriedades imunizadas. Agora, a ADAGRI pretende vacinar 100% do rebanho do Estado.
Em Camocim, as vacinas estão disponíveis na Loja O Hamilton (ao lado da Farmácia Santa Branca), e em Granja, na Casa Veterinária do Gonçalo (em frente à Praça do Alto dos Pescadores. Após adquirir a vacina, cuja dose custa R$ 2 reais, o produtor deve se dirigir ao Escritório Regional da Ematerce, em Camocim, localizado à Rua José Maria Veras, 54, próximo à Loja Famol, com a nota fiscal do produto, para receber a declaração de vacinação. O rebanho de Camocim está estimado em aproximadamente 6.800 animais.  
A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que atinge a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e caprinos e, devido seu grande poder de difusão, pode interferir no comércio estadual, interestadual ou internacional de animais, seus produtos e subprodutos e causar prejuízos à economia do Estado. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:00h