sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CAMOCIM 136 ANOS: AS PRIMEIRAS RÁDIOS DE CAMOCIM


Neste 25 de setembro, marcado como o Dia do Rádio, vamos falar sobre a origem das duas emissoras mais antigas de Camocim, a partir de uma matéria publicada originalmente no sempre excelente Blog Camocim Pote de Histórias, mantido pelo Historiador, e colunista do Camocim Online, Carlos Augusto P. dos Santos. Segue o texto:
Na primeira metade da década de 1980, Camocim entrou na era da radiodifusão. A novidade veio a reboque das novas estratégias políticas de manutenção do poder. Desta forma, um grupo político que se prezasse tinha de ter um veículo midiático que lhe desse sustentação, no caso, uma emissora de rádio.
O governo federal, por sua vez, era pródigo em distribuir concessões de rádio para seus aliados no chamado período de distensão da ditadura civil-militar. Daí que em Camocim o grupo político Coelho/Veras não perdeu tempo e conseguiu colocar no ar a Rádio Pinto Martins, 1450 AM, funcionando na praça de mesmo nome, esquina com a Rua da Independência. Não demorou muito para que o grupo da família Aguiar conseguisse também sua concessão, com a Rádio União de Camocim , 820 AM (foto) com sede na rua Dr. João Thomé, defronte à praça Vicente Aguiar. Atualmente, o rádio em frequência de amplitude modulada (AM) não está mais no ar. 
A Rádio Pinto Martins se transformou em FM na categoria comunitária. Já a Rádio União pediu a conversão de AM para FM junto à ANATEL e espera autorização. A única coisa que continua igual é a localização das duas emissoras. Saiba mais sobre essa e outras histórias de Camocim no Blog Camocim Pote de Histórias (AQUI).
Postado por Tadeu Nogueira às 11:06h
Foto: Aroldo Viana