quinta-feira, 15 de outubro de 2015

BOM DESEMPENHO NA EDUCAÇÃO DEVE AUMENTAR ICMS DE CAMOCIM EM 2016

Em 2016, o Índice de Participação dos Municípios (IPM) de Camocim deverá ser 27,62% superior ao ano de 2015, representando um aumento do repasse de recursos oriundos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Tal incremento é decorrente das avaliações da educação, través dos Índices do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará- SPAECE. Desde 2007, o repasse do imposto aos municípios é feito em função dos resultados obtidos na Educação, Saúde e Meio Ambiente. A mudança teve por objetivo premiar os municípios que se destacam nessas áreas. Dessa forma, aqueles que alcançarem melhores resultados, receberão maior repasse do ICMS.
Conforme adiantam técnicos da equipe da administração municipal, nos últimos dois anos, Camocim deu um grande salto de qualidade na Educação. O município saiu de uma situação incômoda (negativa) em que se encontrava desde 2012 e de lá para cá vem melhorando gradualmente seus índices de avaliação no SPAECE, com um crescimento de 40%, em relação ao último ano da gestão anterior. Segundo a prefeita Mônica Aguiar, “o resultado positivo é animador, e precisa ser comemorado, principalmente com a melhoria dos serviços e atendimento à educação, em todas as áreas”. 
A prefeita ainda destacou que entende as dificuldades que os municípios estão passando devido à redução dos repasses de recursos, o que também afeta o município de Camocim, mesmo assim a educação no  município não para de crescer, o que demonstra o compromisso da gestão com o setor.
Postado por Tadeu Nogueira às 11:00h
Com informações do Jornalista Antônio Viana