terça-feira, 10 de novembro de 2015

BONITAS, MAS PERIGOSAS: SAIBA MAIS SOBRE ÁGUAS-VIVAS

A água-viva é uma das criaturas mais bonitas, estranhas e misteriosas que existem. Tão perigosas quanto bonitas.
A maioria é transparente e tem o formato de um sino. A água-viva é um animal que tem o corpo composto por cerca de 98% de água. Se ela encalhar na praia, praticamente irá desaparecer à medida que a água evaporar. 
Ela não é visita certa, mas quando surge, é sempre após a maré alta. Em Camocim, assim como no resto do litoral brasileiro, ela pode aparecer em qualquer praia, portanto, é sempre bom averiguar antes o local escolhido para seu banho de mar, pois apesar de sua frágil aparência, em contato com humanos, a água-viva provoca queimaduras. Se o banhista for uma criança, redobre a vigilância. 
Caso ocorra o contato, e eventual queimadura, confira o que deve ser feito de imediato:
Retirar os tentáculos da água viva utilizando um palito de picolé, por exemplo, e a própria água do mar porque a água doce pode estimular os tentáculos existentes liberando mais veneno;
Aplicar vinagre diretamente no local atingido porque ele neutraliza o veneno da água viva;
Observar se há pequenos tentáculos na pele e, se houver, retirá-los com uma pinça ou um barbeador com lâmina afiada, mas sem esfregar a região; 
Aplique compressas de água fria e tome um analgésico para aliviar a dor. Os sintomas de uma queimadura de água viva são dor forte e sensação de queimadura no local. Caso a dor seja muito intensa, deve-se ir ao pronto socorro mais próximo. Fica a dica. 
Postado por Tadeu Nogueira às 15:00h