quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA ANTES E DEPOIS DA DOAÇÃO DE SANGUE

Nesta sexta-feira (29) uma equipe do Hemoce Sobral estará em Camocim, das 08:00h às 12:00h, no Campus do IFCE, realizando coleta de sangue visando o período do carnaval, quando dispara o número de acidentes nas estradas. Dentre os pontos importantes sobre o ato de doar sangue, podemos destacar a necessidade de estar bem alimentado no momento da doação. E diante de diversos mitos sobre o assunto, seguem algumas informações e dicas para orientar os doadores que estarão amanhã realizando mais essa boa ação em prol do próximo.
Inicialmente já alertamos a todos: Não se doa sangue em jejum!
Aconselhamos aos doadores, realizarem uma alimentação normal, porém balanceada e pobre em gorduras; na véspera e no dia da doação a pessoa deve realizar todas as refeições, aquelas normalmente recomendadas pelos nutricionistas: Desjejum (café da manhã), lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. 
Dê preferência a leites desnatados ou de soja, queijos brancos, carnes grelhadas, saladas sem molhos, arroz, feijão, frutas, biscoitos integrais e sucos naturais.
Deve-se evitar antes da doação:
Frituras, carnes gordas, queijos amarelos (os quais tem um maior percentual de gorduras), maionese, sorvetes, massas, embutidos, manteigas, ovos, industrializados.
Além disso, hidrate-se bem! Antes e depois do ato de doar, tome bastante água e/ou sucos de frutas;
Como a doação na nossa cidade acontecerá pela manhã, recomendamos caprichar no desjejum (café da manhã), porém, sem exageros! Um copo de suco de frutas ou 1 xícara de leite desnatado com café, acompanhados de 1 pão ou 3 torradas, e mais uma fruta (maçã, pera, banana, laranja...) é uma boa opção! Após esse e antes da doação, faça outro pequeno lanche, podendo ser uma vitamina ou suco de fruta.
Portanto, ficam aqui nossas recomendações e dicas para que possam serem aproveitadas por todos, não somente por conta dessa campanha, mas no nosso dia a dia. Assim podemos refletir um pouco mais sobre nossa saúde alimentar.
E um último lembrete: logo doar, também é importante repor as energias. Para isso será disponibilizado um lanche pelo Hemoce para aqueles que exerceram esse grande ato de amor e cidadania.  
Girlene da Costa Vasconcelos - Nutricionista