sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

GRANJA PRESENTE EM JORNADA ESTADUAL SOBRE IDOSO E DEFICIENTE


As políticas públicas para as pessoas idosas e com deficiência estiveram na pauta essa semana em dois grandes eventos: a IV Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência e a I Jornada Integrada da Pessoa Idosa. A conferência estadual contou com a presença da Primeira Dama do estado, Onélia Maria Leite de Santana, ambos eventos teve início na quarta-feira (24), com encerramento previsto para esta sexta-feira (26). Cerca de 300 pessoas estão reunidas para discutirem os rumos das ações governamentais voltadas para esses cidadãos.
Entre os presentes, buscando melhorias para esses cidadãos em Granja, estão Juliana Alencar Leite (Presidente do Conselho do Idoso) e Vanessa Rocha (Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social).  
"Debatemos assuntos como a viuvez masculina na velhice, o processo de envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual, e muitos outros temas importantes. Sem dúvida, tivemos uma experiência bastante produtiva, que resultará na busca por uma vida cada vez melhor para esse público em Granja", disse Juliana Alencar, que acumula ainda a função de Coordenadora do Grupo Girassol, totalmente voltado para os idosos de Granjenses.
A jornada, promovida pelo Governo do Estado, contou ainda com a palestra de Márcio Vaz, que ficou tetraplégico há 17 anos, em consequência de um acidente ao mergulhar em águas rasas. Reconhecido por ser um exemplo de vida, por sua tenacidade e persistência. Na oportunidade, ele falou sobre sexo na tetraplegia, quebrando assim todos os tabus que giram em torno do tema. Além de palestrante, Márcio Vaz é escritor.  O Ceará possui hoje mais de 2300 pessoas com deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:16h
Foto: Camocim Online